3 vírus respiratórios lotam hospitais nos EUA e América Latina

Um fenômeno gerado pela pandemia de covid-19, está causando uma onda de infecções respiratórias, principalmente em crianças.

O Brasil está nessa nova onda de vírus que se espalha | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova onda de vírus respiratórios voltou a lotar as alas pediátricas de hospitais em alguns países.  Segundo especialistas, um fenômeno muito menos grave do que o da pandemia de coronavírus. Hoje, a maioria dos infectados por covid apresenta sintomas leves, que não exigem internação hospitalar.

No entanto, a confluência de germes está gerando o que alguns chamam de "tripledemia". Trata-se de três epidemias que coexistem e voltaram a lotar hospitais em várias partes do continente americano, especialmente infantis.

Brasil está entre os países que se dissemina os três vírus - reprodução

Países mais afetados

Consta segundo os dados epidemiológicos mais recentes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que os países mais afetados na região são os Estados Unidos, no hemisfério norte, e as nações mais austrais do hemisfério sul — Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

Nesses países, há uma combinação dessas três doenças respiratórias. Por um lado, a covid continua, com novas variantes muito menos letais que as originais, mas muito mais contagiosas.

O combo triplo traz sintomas parecidos e comuns da gripe - Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Predominante

Mas o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, não é mais o vírus predominante. Esse posto está sendo ocupado pelo vírus Influenza A, com duas variantes diferentes que causam a chamada gripe suína (que gerou sua própria pandemia em 2009-2010).

O "combo triplo" é completado pelo vírus sincicial respiratório (VSR), uma das infecções mais comuns em bebês, que causa bronquiolite e pneumonia.

Os três vírus apresentam sintomas parecidos.  São eles, a febre, congestão, tosse, dor de cabeça e dor de garganta. Para a maioria das pessoas, eles representam um risco: bastam alguns dias de repouso e medicação para tratar os sintomas, se necessário.

Fatores de risco

O mesmo não se aplica para outros casos. Aqueles com sistemas imunológicos mais vulneráveis — como bebês, idosos ou aqueles que apresentam fatores de risco —, podem ser perigosos.

E, quando todos atacam ao mesmo tempo, podem deixar os sistemas de saúde à beira do colapso e criar um problema de falta de funcionários no trabalho devido ao número de pessoas doentes ao mesmo tempo.

EUA em alerta

A imprensa nos EUA está noticiando que os hospitais infantis já estão sofrendo com o número alto de crianças que chegam com problemas respiratórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES