30% dos pacientes só descobrem o câncer em estágio avançado

No Sistema Único de Saúde, 30% desses pacientes só descobrem a doença quando ela já está bastante avançada, diminuindo assim as chances de cura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ter aumentado o número de homens que passaram a se preocupar mais com sua saúde e consequentemente descobrem de forma precoce o câncer de próstata, ainda é bastante significativo o percentual daqueles que só buscam o médico quando a doença já está em estado avançado. No Sistema Único de Saúde, 30% desses pacientes só descobrem a doença quando ela já está bastante avançada, diminuindo assim as chances de cura.

O urologista Giuliano Aita explica que esse percentual é um pouco menor, na rede privada de saúde, chegando a 20%. “Nós percebemos que quem tem acesso mais fácil aos serviços de saúde descobrem a doença de forma mais precoce, já quem tem um pouco mais de dificuldade, descobre a doença quando ela já não oferece mais chances de cura, por isso os casos de mortes causados por essa doença”, pontuou.

É importante sempre procurar o médico, independente de o homem estar sentindo algum problema, pois o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. Esse cuidado deve ser dobrado se há casos da doença na família e entre os homens de pele negra, situações em que a consulta deve ser anual, a partir dos 45 anos. Para quem não possui esses fatores de risco, o aconselhável é que se procure um médico anualmente, a partir dos 50 anos de idade.

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata continua sendo o exame sanguíneo PSA e o toque retal. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

NOVEMBRO AZUL - Com o objetivo de conscientizar essa parcela da população masculina que ainda resiste em buscar os serviços de saúde, um grupo de profissionais e estudantes estará no próximo domingo (23) na Nova Potycabana, a partir das 16h30. Eles prestarão esclarecimentos a ques estiver no local e serão distribuídos folders.

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES