323 animais já foram castrados entre janeiro e maio

O principal benefício da castração é o controle reprodutivo

Castrados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A aposentada Genésia Pereira, 76 anos, decidiu realizar a castração do seu cachorrinho Hércules e recorreu ao serviço oferecido gratuitamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A cirurgia de esterilização é oferecida para animais de família de baixa renda. Somente entre janeiro e maio de 2019, 323 procedimentos já foram realizados.

O principal benefício da castração é o controle reprodutivo dos animais. “Esse procedimento evita crias indesejadas, contribuindo para diminuir a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Menos animais sem dono significa menos risco de transmissão de zoonoses”, afirma a gerente da Gerência de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra.

Para dona Genésia, a castração trouxe muitos benefícios para seu cão. “Percebemos que o seu comportamento mudou: era muito agitado e ficou manso. Isso foi muito bom, porque essa cirurgia também aumenta alguns anos de vida e ele ainda fica livre de algumas doenças”.

O programa de castração de cães e gatos em Teresina é uma realidade desde 2016, após convênio firmado entre a FMS e o Hospital Veterinário. O dono do animal deve ir à Gerência de Zoonoses e levar os documentos necessários (comprovante de residência, RG e algum comprovante de situação de vulnerabilidade) para agendar a cirurgia, que ocorre no Hospital Veterinário.

“O programa prioriza famílias com até um salário mínimo; pessoas em situação de vulnerabilidade social (que tenham moradia inadequada, estejam desempregados ou residindo em áreas de situação de risco epidemiológico) e também aquelas inscritas em programas sociais do Governo Federal”, explica Oriana. 

O coordenador técnico do Hospital Veterinário, Francisco Lima, ressalta ainda outros benefícios da castração. “Essa cirurgia, que não tem muita complexidade, contribui para evitar doenças do sistema genital e surgimento de tumor, como o de mama”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES