4 mitos sobre a alimentação que precisam ser desvendados

Já o sabor envolve todos os sentidos, principalmente o olfato

Já o sabor envolve todos os sentidos, principalmente o olfato | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o aumento de fluxo de informações na era digital, notícias são divulgadas de maneira cada vez mais veloz e, por isso, talvez a checagem de afirmações podem não ser feitas adequadamente. Quando se trata de alimentação, é fundamental verificar a confiabilidade das informações divulgadas em textos e vídeos.

Pensando em desvendar alguns mitos relacionados à alimentação e levar maior conscientização para uma refeição mais saudável, a doutora em Ciência de Alimentos do Comitê Umami, Hellen Maluly, listou as principais dúvidas sobre o tema. Confira:

Sabor e gosto são conceitos semelhantes

Apesar de muitas pessoas acharem que ambos são sinônimos, Hellen Maluly explica que a diferença entre eles está na interpretação dos sentidos. "O gosto está relacionado ao sentido do paladar. Ao identificar um gosto no alimento, as papilas gustativas enviam a informação para uma área específica do cérebro, o córtex gustativo, que identifica o sentido. Já o sabor envolve todos os sentidos, principalmente o olfato, que é um sentido primitivo, uma vez que a combinação entre eles permite uma maior experiência sensorial e diferentes percepções ao degustar um alimento", destaca.

Só existem quatro gostos?

Muitos desconhecem que existe um gosto a mais além dos quatro já conhecidos: doce, salgado, azedo e amargo. Descoberto por Kikunae Ikeda em 1908, o umami, quinto gosto do paladar humano, traz muitos benefícios à saúde e pode ser facilmente identificado. Assim como o açúcar representa o gosto doce, o umami pode ser representado pelo glutamato monossódico. "Ele está presente em diversos alimentos do nosso dia a dia, como no tomate, no queijo parmesão, no milho e nas carnes. Além disso, a inclusão de ingredientes que conferem o gosto umami no cardápio tem como fator a melhor aceitação alimentar, especialmente em crianças e idosos", finaliza.

Reprodução internet

Mapa da língua

Na escola temos contato com o mapa da língua e aprendemos que existem regiões específicas que identificam, de maneira independente, cada gosto. "Esse mapa não existe, já que a língua possui nas papilas gustativas, receptores que estão espalhados por toda sua superfície. Podemos sentir os cinco gostos: doce, salgado, azedo, amargo e umami em qualquer região da língua, favorecendo a diversidade em nosso paladar", esclarece.

Glutamato monossódico faz mal à saúde?

O glutamato é um aminoácido produzido pelo nosso organismo e encontrado naturalmente em alimentos que ingerimos diariamente, como carnes, peixes e cogumelos. O glutamato monossódico (MSG), que é sua forma industrializada, confere o gosto umami às preparações e pode ser utilizado para reduzir o sódio em alimentos. "Enquanto 1g de sal tem 388mg de sódio, a mesma quantidade de glutamato monossódico possui apenas 123mg", explica Hellen. Definida por órgãos globais de saúde, a Ingestão Diária Aceitável (IDA) para o MSG comprova que é possível ingerir o ingrediente diariamente, dentro dos limites estabelecidos, sem que esses possam causar danos ao organismo.

Além de contribuir na redução de sódio, o ácido glutâmico pode auxiliar na evolução de tratamentos médicos. Pesquisa publicada em outubro de 2019 pela Universidade Tottori, no Japão, mostra que o MSG pode ajudar pessoas que sofrem de demência. Os pesquisadores analisaram que o grupo de pacientes que utilizou glutamato monossódico nas refeições apresentou melhores resultados em um teste de capacidade cognitiva geral. "A perda de apetite é considerada um fator de risco para a progressão da demência em pacientes idosos, por isso é importante o estímulo a novos gostos que podem contribuir para ajudar na aceitação alimentar", destaca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES