460 funcionários do Palácio do Planalto já tiveram Covid-19

Isso corresponde a 13% dos funcionários do local

Palácio do Planalto | Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde que teve início a pandemia do novo coronavírus no Brasil, em março do ano passado,  460 funcionários que trabalham no Palácio do Planalto, onde está o gabinete da presidência do Brasil, testaram positivo para Covid-19, é o que revela o jornal O Globo. Os números são da  Secretaria-Geral da Presidência.

Hoje, 3.500 pessoas trabalham no edifício, o que mostra que os 460 casos correspondem a 13% dos funcionários no Palácio do Planalto. Este percentual é superior à média nacional - 12,7 milhões dos 212,8 milhões de habitantes do Brasil já foram infetados, ou seja 6% da população.  

13% dos funcionários do Palácio do Planalto já tiveram Covid-19 (Foto: Wikimedia Commons)

Estes 460 casos entre as 3.500 pessoas que trabalham no edifício mostram que 13% dos funcionários no Palácio do Planalto já contraíram o vírus. Uma taxa de infeção que é superior à média do Brasil – 12,7 milhões dos 212,8 milhões de habitantes do Brasil já foram infetados, ou seja 6% da população.

No último mês foram diagnosticados 30 casos positivos no Palácio do Planalto, cerca do dobro dos reportados em fevereiro (16 contágios). O pico de infeções aconteceu em julho do ano passado, quando foram detetados 92 casos de Covid-19.

No gabinete do presidente Jair Bolsonaro já foram identificados 28 casos de contágio desde o início da pandemia.

Entre os funcionários do Palácio do Planalto já se verificou uma morte devido à Covid-19: Silvio Kammers, um assistente do gabinete de Bolsonaro. No entanto, o óbito de Kammers foi mantido em segredo durante algum tempo e a imprensa só teve conhecimento no dia 16 de março. Uma semana antes tinha sido publicada uma portaria que indicava que o posto que ocupava estava vago devido à sua morte, mas sem ter sido feita menção à causa do óbito.

Um dia após a publicação da portaria, Bolsonaro afirmou durante uma cerimônia no palácio que desconhecia que “uma só pessoa” no edifício tivesse sido internada no hospital por padecer da Covid-19.

Estes números significativos de casos de infeção no Palácio do Planalto podem também ser explicados pela postura do presidente, que tem desvalorizado sempre o impacto da pandemia, tendo mesmo chegado a dizer que a doença era só uma gripe.

No Planalto as medidas de distanciamento social não são respeitadas de uma forma generalizada e têm sido comuns ao longo do tempo os eventos com grandes aglomerações de pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES