5 capitais do Nordeste estão entre os destinos preferidos dos turistas

Nascer ou pôr do sol à beira mar, cheiro de praia e som de ondas - comuns nos destinos da costa nacional - foram experiências sensoriais mais apontadas em levantamento da Booking.com

Pôr do sol na Praia da Paúba, em São Sebastião (SP) | Rogerio Cassimiro/MTur Destinos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa realizada pela Booking.com reforça o interesse do brasileiro por alguns dos principais atrativos oferecidos no litoral do país em viagens. Os cenários mais citados pelos entrevistados foram o nascer ou o pôr do sol à beira mar (75%). Quanto aos cheiros que mais marcaram lembranças, destaque para o cheiro de mar e praia (73%). No quesito sons, sobressaem ondas do mar quebrando (70%).

O Nordeste é uma das regiões mais presentes nas memórias de viagens e as capitais Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN) são as mais citadas quando o assunto é roteiro de viagens para dezembro e janeiro de 2022.

Vivências relacionadas ao turismo de natureza também têm espaço na memória turística dos consultados. Paisagens montanhosas foram o segundo panorama mais lembrado por viajantes (55%), e “mato e campo” vieram na segunda posição na questão do olfato. Em relação à audição, pássaros cantando e barulho de cachoeira estiveram presentes nas citações de 57% e 44%, respectivamente, das pessoas ouvidas na pesquisa.

Brasil tem sol, praia e natureza

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o estudo comprova o grande poder de atração dos principais destinos nacionais. “A pesquisa comprova o que já dizemos há algum tempo: nada se iguala ao Brasil em atrativos de sol, praia e natureza. Temos destinos com atrações únicas em todo o mundo, e é esse potencial que trabalhamos para garantir o pleno aproveitamento das virtudes que o Brasil pode oferecer aos visitantes”, ressalta.

Praia da Paúba, em São Sebastião, SP. (Foto:Rogério Casimiro/MTur)

Litoral e natureza

Litoral e natureza também se fizeram notar nas respostas sobre quais paisagens que os entrevistados mais gostam de admirar em viagens: 64% indicaram uma praia paradisíaca deserta, com águas cristalinas e areia branca. Já a vista de um pequeno vilarejo, rodeado de montanhas verdes e lagos, ficou em segundo (48%). Quanto às texturas mais lembradas, a areia da praia foi escolhida por 74%, enquanto a água do mar ou piscina teve 53% das opções.

Outros 74% disseram preferir mergulhar no mar em vez de na piscina, e 75% associaram férias a clima quente. Já no ranking das maiores saudades relativas a viagens, a ausência de preocupações e a descoberta de novos lugares vieram em primeiro lugar (53%), seguidas da sensação da brisa do mar no rosto (47%) e de provar um novo prato (40%). A pesquisa online foi realizada em outubro com mil adultos que pretendem viajar nos próximos 12 meses.

Roteiros preferidos

A procura por destinos nacionais no período de Natal e Réveillon endossa a predileção do brasileiro por espaços de sol e praia. Segundo a plataforma de viagens MaxMilhas, cidades da região Nordeste foram as mais buscadas por consumidores para os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Entre as 10 localidades mais cotadas, cinco são da região: Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN).

Em relação a pacotes turísticos contratados, o ranking é liderado por outros dois roteiros nordestinos: Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, e Boipeba, no litoral baiano. A lista ainda traz a Amazônia, o Jalapão, no Tocantins, e a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, confirmando o apetite do brasileiro, também, por atrações nacionais relacionadas ao turismo de natureza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES