A cidade de Esperantina realizou nesta quarta-feira (23) a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. Ela visa propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental para todo o território nacional.

O evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Esperantina e teve como exposição principal o tema: “A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Evento foi realizado na cidade de Esperantina - DivulgaçãoEvento foi realizado na cidade de Esperantina - Divulgação

Etapa estadual

Além de definir propostas para a etapa estadual, a conferência municipal visa eleger os delegados que representarão usuários, trabalhadores e gestores da saúde pública.

A conferência contou com a participação de vereadores, secretários e usuários do sistema único de saúde, a prefeita Ivanária Sampaio, foi representada pelo assessor Derik Kauan.

Conferência trata da saúde mental - DivulgaçãoConferência trata da saúde mental - Divulgação

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Melo, falou que o município tem avançado muito na saúde.

"Assim como realizamos a conferência municipal de saúde,estamos realizando esta que trata especificamente da saúde mental, que tem sido afetado com esta pandemia e hoje a cidade conta com mais de 4 mil pessoas que são atendidas pelo Caps", falou o presidente.

O secretário de saúde Dr. Felipe Sampaio falou que é uma discussão muito pertinente à saúde mental.

"Com esta pandemia a doença mental tem afetado muito a nossa população e esta conferência que reúne profissionais da saúde, vereadores, por isso é muito importante este espaço para levarmos nossas propostas para conferência estadual, temos um altíssimo número de pessoas atendidas no Caps, onde estamos dando total apoio, com mais medicamentos e melhoramos o espaço de atendimento ao público", finalizou o secretário. 

Conferência traz discussão pertinente, segundo secretário de saúde - DivulgaçãoConferência traz discussão pertinente, segundo secretário de saúde - Divulgação