50% dos pacientes conseguem remissão da artrite reumatoide

O assunto foi tema de debate em evento em Fortaleza

medico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“O diagnóstico no tempo certo é essencial para o controle e até mesmo a remissão da doença”, declara Priscila Torres, que foi diagnosticada há 12 anos com artrite reumatoide e está em processo de remissão da enfermidade. A jornalista lembra que sentia fortes dores nas articulações até que um dia, ao acordar, não conseguia levantar da cama e nem se mexer, a sensação, segundo ela, era de que seus braços e pernas eram de vidro.

Priscila conta que já tinha recorrido a um ortopedista que havia dito que se tratava de uma tendinite, mas não conseguia se sentir melhor com os anti-inflamatórios receitados pelo médico, até apresentar esse quadro mais crítico e ser levada para uma unidade de pronto-socorro  de um Hospital Universitário. “Do início das minhas dores até o diagnóstico final foi um ano, mas no dia que tive um sintoma clássico da doença, que foi a rigidez matinal, dificuldade de andar e dificuldade de me vestir, com 24 horas já estava me  consultando com um reumatologista, que é o profissional especialista para tratar da doença”, considerou.

Desde então, Priscila mudou completamente seu padrão de vida e está em fase de remissão da doença, ou seja, continua com artrite reumatoide, mas está livre de dor e incapacidade. Essa é uma realidade de 80% dos pacientes com a doença no país, é o que afirma o diretor científico da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Eduardo Paiva.

“Com o tratamento correto, 50% dos pacientes com artrite reumatoide conseguem a remissão  ou atividade baixa da doença. Os medicamentos corretos levam a essas pessoas a oportunidade de levarem uma vida sem dores. Antigamente, a meta era conseguir com que os pacientes ficassem em uma situação confortável, mas isso não trazia o controle da progressão da doença”, destacou.

O reumatologista esclarece que, como toda doença musculoesquelética, a dor nas articulações é o principal sintoma da artrite reumatoide, que é chamada de dor inflamatória que causa dor matinal. Além disso, esse paciente vai sentir mais cansaço e esses sinais iniciais são importantes para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento para prevenir o seu avanço. Os debates e pesquisas caminham agora para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que se encontram na porcentagem dos 50% que ainda são resistentes ao tratamento da artrite reumatoide.

O tema, inclusive, está sendo amplamente debatido durante o 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que segue até sábado (07), em Fortaleza, no Ceará, promovido pela SBR, em parceria com a Sociedade Cearense de Reumatologia (SCR), onde estão sendo apresentados os novos rumos e avanços em reumatologia, que compreende cerca de 120 doenças.

Doenças afetam 12 milhões de brasileiros

As doenças reumáticas podem acometer crianças, jovens, homens e mulheres e atingem, principalmente, as articulações. Atrite reumatoide, fibromialgia, lúpus, espondiloartrites, osteoartrite são algumas das condições mais conhecidas. Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças reumáticas afetam a vida de mais de 12 milhões de brasileiros.

“A maioria das doenças apresenta, como sinal, dor e inflamação nas articulações e pode impactar diferentes partes do nosso organismo, além das articulações – como olhos, boca, pele e sistema digestivo”, alerta José Roberto Provenza, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

De acordo com o médico, a Reumatologia é uma especialidade médica que exige um vasto conhecimento médico, pela sua abrangência, requerendo também uma interação entre as outras especialidades. "É importante estar em constante evolução, pois a saúde e o bem-estar dos pacientes são nossa prioridade. A Reumatologia teve uma grande transformação terapêutica com novas tecnologias e medicamentos e queremos cada vez mais divulgar a importância do reumatologista", declarou.

Piauí amplia mercado de reumatologistas

O médico piauiense José Tupinamba, que é palestrante no evento, destacou a importância do reumatologista para se chegar ao diagnóstico da doença. Ele reforça que esse é o profissional que recebeu o treinamento especial para enxergar os detalhes, as nuances e os ajustes das doenças reumáticas.

“O diagnóstico é fundamental, quem não tem diagnóstico não tem prognóstico, por isso, esse é o primeiro ponto a ser obtido, porque a partir desse diagnóstico é feita toda uma planificação terapêutica de medidas não medicamentosas, de medidas de comportamento, de estilo de vida, até as medidas farmacológicas propriamente ditas, e depois os ajustes para conseguir o estado de remissão”, disse.

O piauiense José Tupinambá é palestrante do evento

O membro da Comissão de Título da SBR destacou ainda que o tratamento das doenças reumáticas tem crescido muito no Piauí com a abrangência e procura da especialidade médica. “Hoje a Reumatologia é uma especialidade desejada pelos jovens médicos, por ser uma especialidade que transita em toda a Medicina interna, se servindo da Dermatologia, da Oftalmologia, da Ortopedia, da Imunologia, então é uma especialidade sistêmica e tem aumentado o número de reumatologistas no Piauí, e isso faz com que o paciente reumático encontre agora o reumatologista, seja no serviço público ou privado”, acrescentou.

O profissional destacou ainda a importância do multiprofissionalismo no tratamento e acolhimento do paciente reumático. “O reumatologista é o capitão que preside uma equipe multiprofissional, em que está presente o ortopedista, o fisioterapeuta, oftalmologista, nutricionista, psicólogo e principalmente a família e os cuidadores. Não é possível tratar os pacientes reumáticos isoladamente, ele precisa dessa abordagem e dessa rede de proteção multiprofissional para que ele possa vencer doenças que cursam com dor e incapacidade”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES