52% dos brasileiros engordaram durante a pandemia

O aumento de peso médio global foi de 6,1 kg enquanto a média no Brasil foi de 6,5 kg

Ganho de peso na pandemia | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ficar em casa, paralisar as atividades físicas e até a diminuição nas subidas de escadas no trabalho e no condomínio contribuíram para o ganho de peso de muitas pessoas, durante a pandemia do novo coronavírus.

Uma pesquisa online, realizada pelo Instituto Ipsos, revelou que o isolamento social trouxe ganho de peso às pessoas de 30 países. Segundo o levantamento, 31% dos entrevistados engordaram. No Brasil, o índice chega a 52%.

O aumento de peso médio global foi de 6,1 kg enquanto a média no Brasil foi de 6,5 kg. A pesquisa foi realizada com 22 mil pessoas de 16 a 74 anos, entre 23 de outubro e 6 de novembro de 2020, e divulgada em janeiro deste ano.

Brasileiros ganham peso durante a pandemia (Foto: Freepik)

A analista financeira Cláudia Fragoso, 48, diz que engordou dois quilos no final do ano e reclama que está difícil de eliminar o peso. "Perdi oito quilos em 2019 e quatro quilos em 2020. E agora estou com todas as luzes de alerta acesas."

Membro do programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso, Fragoso afirma que, neste momento de quarentena, é natural recorrer à comida diante da ansiedade, tristeza e falta de perspectiva. "Não dá para sair, passear, ver os amigos e estar perto da família. Para quem tem condições, o entretenimento é comer alguma coisa diferente, beber um vinho. E tudo isso vem acompanhado de calorias. Ninguém descontrai com uma saladinha e água com gás."

Ela afirma que a redução "absurda" dos movimentos do corpo -de uma forma geral, não só a prática de atividade física- contribuiu para o ganho de peso. "Não é só deixar de praticar atividade física, é parar de se movimentar, não temos mais aquela caminhada na hora do almoço, as escadas, aquela corridinha para pegar o ônibus. Nada."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES