52 hospitais terão alas isoladas para pacientes com gripe suína no Brasil

Não há indício de transmissão dos casos confirmados para outras pessoas no Brasil

Gripe suína no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a confirmação de quatro casos de influenza a no Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse, em entrevista ao Bom Dia Brasil, nesta sexta-feira (8), que as pessoas estão sendo orientadas, os caso confirmados estão sendo isolados e sendo tratados.

?Colocamos em ação um plano como em 2003 com a gripe aviária, então foi feito um trabalho de 19 centros de vigilâncias, preparamos 52 hospitais para poder isolar os eventuais casos. O cidadão comum tem que confirmar que tudo está sendo feito para a segurança dele", informou.

Segundo Temporão, é a primeira vez que uma doença está sendo monitorada em tempo real, e que isso não tinha acontecido antes. Ele afirma que é possível tratar 12.500 pessoas com medicamento especifíco no país, e que há matéria-prima para fazer mais 9 milhões de tratamentos, se necessário.

O ministro disse que tudo está sendo feito, mas existe uma preocupação.

?Os cientistas não sabem dizer o que vai acontecer com essa doença. É um vírus novo. Os casos confirmados não parecem ser muito graves, mas ninguém sabe como o vírus vai se comportar. Uma segunda onda pode acontecer daqui a algum tempo como foi no caso da gripe espanhola?.

Segundo o ministro não tem sentido usar a máscara. Somente as pessoas confirmadas com a doença é que devem utilizá-la para evitar que infecte outras pessoas. E a população também não deve se automedicar.

?A pior coisa que pode ser feita agora é comprar um antigrupal comum?, alerta Temporão.

O ministro disse que a orientação da Organização Mundial de Saúde é que na há restrição de trânsito de pessoas, mas quem puder, deveria evitar viajar para países com casos da doença como os Estados Unidos e México.

?Se a viagem não é urgente e necessária não viaje. Vamos aguardar o que vai acontecer nas próximas semanas?, aconselha o ministro.

Ainda segundo o ministro, há 15 casos da doença sendo analisados e o resultados possivelmente sairão nesta sexta.

Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode ligar para 0800-611997.

Quatro casos registrados no Brasil

Os quatro casos são de brasileiros adultos jovens ? todos teriam contraído a doença no exterior. dois casos são de são paulo, um do rio de janeiro e outro de minas gerais. Três dos casos confirmados são de pessoas que estiveram recentemente no méxico; o outro, é de uma pessoa que esteve no estados unidos. O ministro Temporão disse que todos passam bem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES