57,4% sofre com a seca no Piauí

57,4% sofre com a seca no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais da metade dos munic?pios do Piau? decretou situa??o de emerg?ncia devido ? seca. Segundo informou ontem a Defesa Civil do Estado, em Teresina, ? a pior estiagem dos ?ltimos anos no Estado. Em alguns locais, faltam chuvas desde mar?o deste ano. Dos 223 munic?pios piauienses, 128 (57,4%) decretaram situa??o de emerg?ncia. A estimativa ? que pelo menos 250 mil pessoas est?o sendo prejudicadas pela estiagem, o equivalente a 8,31% das 3.006.885 habitantes do Estado, conforme c?lculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE).

A expectativa para os pr?ximos meses ? pessimista. O n?mero de cidades com problemas devido ? seca poder? aumentar. Isso ocorre pois a regi?o do Semi-?rido, a mais prejudicada, abrange 170 cidades. C?lculos da coordena??o da ?rea de risco da Defesa Civil apontam que os preju?zos na agricultura chegam at? a 95%.

A maior preocupa??o ? que, diferentemente de outras ?pocas, neste ano a estiagem n?o avan?a somente sobre a regi?o do Semi-?rido, mas tamb?m os cerrados e o litoral. Para combater a situa??o o Governo estadual deflagrou uma s?rie de a?es emergenciais, que incluem a distribui??o de cestas b?sicas e uso de carros-pipas. Projetos de constru??o de po?os, a?udes e cisternas tamb?m est?o em andamento, segundo a assessoria de imprensa da Defesa Civil.

Dezesseis cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram geadas de intensidade leve a forte na madrugada de ontem, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Rio Grande do Sul, houve geada forte em Bom Jesus, Uruguaiana, Ibirub?, Santa Maria, Campo Bom, Teut?nia, Bag? e Pelotas; geada moderada em Passo Fundo, Cambar? do Sul, Caxias do Sul, Santana do Livramento e Encruzilhada do Sul; e fraca em Santa Vit?ria do Palmar. No Estado, a m?nima foi de -1,3?C em Cambar? do Sul.

Em Porto Alegre a m?nima foi de 3,7?C. Na semana passada, a m?nima na cidade chegou a 0,3?C, a menor desde 2000, quando a m?nima, no dia 14 de julho, chegou a 0?C. Em Santa Catarina, houve geada moderada em S?o Joaquim e fraca em Lages. No Estado, a m?nima de ontem foi de 0,1?C em Lages.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES