5G chega em Teresina e alcança 60 bairros; confira a lista!

A tecnologia está disponível a partir desta segunda com uma cobertura de 32% da capital.

Diretor da operadora Bruno Talento | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tecnologia 5ª já chegou em Teresina, a partir desta segunda-feira, 19, com a liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia estará disponível em 60 bairros de Teresina, que corresponde a uma cobertura de 32% da população.

Segundo Bruno Talento, diretor de vendas da Tim Nordeste, o Piauí é um estado com investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. "Hoje temos a maior cobertura 4G do Estado e vamos também ter a maior e melhor rede 5G, já garantindo nesse início na capital pelo menos o dobro de cobertura mímina exigida", disse, enfatizando que hoje, além de Teresina, a operadora chega com a tecnologia 5G em Maceió e Aacaju, fechando todas as capitais do Nordeste.

Bruno Talento durante lançamento da tecnologia 5G em Teresina (Raissa Morais)

Em Teresina, a operadora, que tem 22 torres na capital, vai disponibilizar a rede 5G apenas para os clientes da sua base. A partir de segunda (19) a Anatel libera a ativação do sinal para todas as operadoras que participaram do leilão e cada uma terá sua estratégia de atuação.

Velocidade

Segundo Talento, com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos gigabites por segundo, até 100 vezes mais veloz que a rede 4G, o usuário da nova rede poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. "Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam os documentos na nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências", disse, enfatizando que a nova tecnologia promete revolucionar só o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT, mas também impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte e segurança.

Tecnologia 5G em Teresina (Raissa Morais)

Outra característica do 5G Standalone, conhecido como o 5G puro, é a baixíssima latência, que permite rapidez e precisão nas aplicações da nova tecnologia, como em serviços de streaming de vídeo ao vivo com foco em games; transmissões; música e conteúdos criativos; entre outras várias possibilidades.

Bruno Talento diz ainda que a operadora obteve um feedback positivo nas primeiras semanas de operação em todas as capitais do Nordeste. Em Fortaleza, por exemplo, chegamos a cerca de 12% do total de tráfego de dados nas localidades cobertas com o 5G. Ele estima que essa tecnologia vai demorar pouco tempo para ser a rede preponderante no Brasil.

Na agropecuária

Em entrevista ao Meio Norte, Talento diz que a inclusão digital do campo começou no Piauí e, dessa forma, o agricultor e o pecuarista poderão controlar com muito mais precisão todo o seu processo de cultivo e criação, com veículos automatizados e guiados por satélite, doses exatas de irrigação com manejo racional da água, uso de pesticidas em áreas limitadas e não em toda a plantação, acompanhamento dos animais no pasto e o transporte de seus produtos da fazenda para indústria ou portos, melhorando a logística, a eficiência e a segurança de toda a cadeia produtiva.

Tecnologia 5G (Raissa Morais)Ampliação para o interior

As demais cidades terão o 5G ativado de acordo com o cronograma determinado pela Anatel. O calendário prevê que todo o país esteja coberto com a tecnologia 5G até o final de 2029. As primeiras cidades beneficiadas são as 27 capitais e, conforme liberação da Anatel, são depois contempladas cidades com até 500 mil habitantes, evoluindo para 300 mil e assim por diante. A meta é chegar em todo estado.

No Brasil, o plano de investimento em infraestrutura da operadora, que inclui o 5G, é de R$ 4,8 bilhões em 2022, ou aproximadamente R$ 14 bilhões entre 2022 e 2024.

Saúde, segurança, educação

Bruno Talento afirma que a operadora vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil e citou os benefícios e a precisão que a tecnologia para trazer para as áreas de saúde e educação, indústria automotiva, segurança e demais segmentos.

Durante coletiva de imprensa, Talento falou também de outras inúmeras possibilidades que o 5G permite e trouxe como exemplo o experimento realizado em Curitiva com o sistema de transporte coletivo, em que o usuário pode verificar se o seu ônibus vem lotado ou não.

"Na parte de experimentação, o público conheceu o futuro do 5G aplicado na saúde, construção civil, educação, indústria, casa conectada e agronegócio", disse, destacando que o Brasil está diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social.

Em Teresina, a tecnologia 5G alcança os seguintes bairros:

Santa Isabel

Beira Rio

Parque Piauí

Cabral

Triunfo

São Francisco

Ininga

Santa Lia

Mocambinho

Frei Serafim

Pio XII

Noivos

Primavera

Jóquei

Campestre

Fátima

Tabuleta

Água Mineral

Redenção

Ilhotas

Por Enquanto

São João

Recando das Palmeiras

Tancredo Neves

Itaperu

Planalto

Parque Ideal

Memorare

Bom Jesus

Comprida

Aroeiras

Zoobotânico

Monte Castelo

Novo Horizonte

Centro

São Cristóvão

Uruguai

Morada Nova

Buenos Aires

Redonda

Cristo Rei

Macaúba

Catarina

Três Andares

Gurupi

Horto

Livramento

Mafuá

Alto Alegre

Marquês de Paranaguá

Itararé

Vermelha

Real Copagre

São Raimundo

Nossa Senhora das Graças

Embrapa

Piçarra

São Pedro

Aeroporto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES