6 maneiras para lidar com a incerteza

Especialista em psicologia positiva ensina o que você pode fazer quando tudo parece estar fora do controle

Significado e propósito são fontes de esperança | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viver com incertezas é difícil. Nós, seres humanos, ansiamos por informações sobre o futuro da mesma forma que precisamos nutrir necessidades básicas, como alimentação e abrigo.

Diante da dúvida, o cérebro tenta nos proteger diminuindo a nossa capacidade de nos concentrar em qualquer coisa que não seja a criação de certezas. Isso é o que explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia. “Pesquisas mostram que a incerteza no trabalho, por exemplo, tende a ter um impacto mais significativo sobre a nossa saúde do que realmente perder o emprego”, diz.

Embora a evolução possa ter manipulado nossos cérebros para resistir à incerteza, nunca podemos realmente saber o que o futuro trará. Então, como enfrentar melhor as situações quando tudo parece estar fora de controle?

Flora,compartilha seis estratégias:

1. Não resista

Não há dúvida: vivemos tempos difíceis. Mas resistir a essa realidade não ajuda ninguém a se recuperar, aprender, crescer e se sentir melhor. Ironicamente, a resistência prolonga a dor e a dificuldade.

Existe uma alternativa. Em vez de resistir, podemos praticar a aceitação. Aceitação, porém, não é o mesmo que resignação. Aceitar uma situação não significa que ela nunca vai melhorar. Ao ver a realidade da vida no agora, é possível caminhar, em vez de permanecer paralisado pelo medo.

reprodução internet

Invista em si mesmo

O melhor recurso que você tem agora para fazer uma contribuição para o mundo é você. Quando esse recurso se esgota, seu bem mais valioso é perdido. Em outras palavras, quando investimos pouco em nosso corpo, mente e espírito, destruímos nossas ferramentas mais essenciais.

Precisamos manter os relacionamentos que nos trazem conexão e significado. Devemos dormir e descansar o suficiente quando estivermos cansados. E temos que passar um tempo nos divertindo, apenas pelo prazer da alegria.

Encontre formas de conforto saudáveis

Um dos jeitos mais úteis de investir em nós mesmos é criar uma lista de maneiras saudáveis de nos sentir bem.

Use sua máscara e passe a fazer caminhadas todas as manhãs. Ligue para uma pessoa especial. Reflita sobre o que você é grato. Reserve um tempo da tarde para praticar um hobby ou simplesmente assistir a um vídeo engraçado no YouTube. Essas coisas podem parecer pequenas, mas nos permitem ser mais felizes.

4. Não acredite em tudo que você pensa

Essa é uma tática de redução do estresse. Nosso viés de negatividade também pode nos levar ao fracasso. Quando sempre esperamos o pior, muitas vezes nos fechamos para aproveitar as oportunidades ou responder aos desafios com criatividade e coragem.

Em vez de acreditar em todos os pensamentos ruins, imagine o melhor cenário possível. Afinal, uma dose de otimismo não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Preste atenção nas suas emoções

Cada vez que for lavar as mãos, por exemplo, você pode se perguntar: como estou me sentindo agora? Observe quais são as suas emoções e como elas reverberam em seu corpo. Já nos momentos de angústia, se esforce para respirar com um pouco mais de calma.

Quando parece que tudo está fora do controle, identifique o que está acontecendo em seu mundo interior no aqui e agora, no estado presente. Isso é o que nos permite cultivar a atenção plena e a não reatividade.

6. Encontre significado no caos

Ao observar algo que precisa ser melhorado, um importante passo é reconhecer o que podemos fazer para ser parte da solução. Que habilidades e talentos podemos trazer para o problema? O que realmente importa para nós e como podemos ajudar?

Significado e propósito são fontes de esperança. Quando o mundo parece assustador ou incerto, saber o significado que temos para os outros e possuir um senso de propósito pode ser melhor do que qualquer outra coisa. O que você sempre quis fazer? Quais são os seus interesses? Que resultado você espera alcançar? Pense nisso!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES