60 famílias invadem terreno entre Teresina e Demerval Lobão

60 famílias invadem latifúndio próximo a Demerval Lobão

60 famílias invadem terreno entre Teresina e Demerval Lobão | Montagem/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 60 fam?lias de trabalhadores rurais sem terra, integrantes do Movimento Resist?ncia Camponesa, est?o acampadas a dez dias na margem da BR-316 entre as cidades de Teresina e Demerval Lob?o, sul do Piau?. Eles reivindicam a posse do latif?ndio conhecido como Bacir, com uma ?rea de 97 hectares de terra onde almejam produzir verduras, uma alternativa ao milho e arroz, produzidos com abund?ncia nas cidades em torno de Teresina.

Romualdo Brasil, um dos l?deres da invas?o no latif?ndio Bacir, explica que o movimento segue um regime de democracia participativa e valoriza??o dos trabalhadores rurais no Estado. ?Aqui temos um l?der para cada grupo de 15 fam?lias, n?o existe um poder central, nos organizamos em grupos internos e tudo ? decidido em reuni?es em um sistema que chamamos de democracia participativa, foi esse modelo que nos deu sucesso na nossa primeira a??o na zona rural de Teresina?, conta Romualdo.

Novos barracos de taipa est?o sendo erguidos a margem da BR-316 e em dire??o ao interior do latif?ndio Bacir. ?Nosso objetivo n?o ? formar favelas rurais, queremos que os trabalhadores tenham condi?es de produzir, por isso a nossa parceria com Incra, que nos orienta e oferece as condi?es para o trabalho?, disse Romualdo.

O Incra tamb?m foi consultado pelos trabalhadores para identificar a propriedade do terreno que pode ser de particulares ou do Governo Federal. ?Suspeitamos que seja do Governo Federal porque encontramos obras incompletas que devem ter sido constru?das pelo Governo, mas quem vai dizer ? o Incra?, conta Romualdo.

O Movimento Resist?ncia Camponesa foi criado por trabalhadores rurais do Piau? dissidentes do Movimento Sem-Terra. A invas?o no latif?ndio Bacir ? a segunda a??o de tomada de propriedade dos agricultores, a primeira teve sucesso e foi realizada na zona rural de Teresina.


Confira Fotos!








Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES