680 famílias da Vila Leonel Brizola recebem oficialmente água tratada

PMT e Águas de Teresina mudam a realidade de famílias com abastecimento.

| Entrega da rede de água tratada no conjunto Leonel Brizola. Foto: Ananda Soares JMN.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Vila Leonel Brizola, localizada na zona Norte de Teresina, já enfrentou sérios problemas de abastecimento. Era parte da rotina carregar baldes de água, avistar mangueiras expostas que atravessavam casas e demais gambiarras que comprometiam a qualidade da água e consequentemente a saúde da população.  Porém, ainda este ano o local, ocupado de forma irregular, foi reconhecido pela Prefeitura de Teresina como ocupação consolidada e com isso veio o direito assegurado da distribuição de água.

Na manhã desta sexta-feira(6) os moradores da Vila foram contemplados com a entrega oficial da rede regular de água tratada. O evento contou com a presença do prefeito Firmino Filho e dos diretores da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini e Diego Dal Magro.

Entrega da rede de água tratada no conjunto Leonel Brizola. Foto: Efrém Ribeiro.

A vila de chão de terra batida possui uma população estimada em  680 famílias. Na localidade, foram implantados 5,7 km de rede de água, com um investimento de R$ 1 milhão de reais.

Entrega da rede de água tratada no conjunto Leonel Brizola. Foto: Ananda Soares JMN.

"Nós tivemos aqui um ano atrás e o local estava em situação muito ruim. Em parceria com a prefeitura de Teresina iniciamos a implantação de uma rede regularizada. Temos muitas famílias vivendo aqui que precisam de uma vida mais digna", declarou Cleyson Jacomini, diretor presidente da Águas de Teresina.

"É um processo de regularização de uma comunidade bastante necessitada. Concluímos o sistema de abastecimento regularizado, o sistema de energia elétrica e o sistema de iluminação pública para dar sequência à regularização fundiária”, disse o prefeito Firmino Filho.

A implantação da rede de água tratada integra o planejamento para reduzir as perdas em Teresina que em quase três anos já teve 30% em redução de desperdício. O índice saiu de 64,1% para 44,9%, de acordo com a concessionária Águas de Teresina. Muitos moradores esperavam por isso há mais de sete anos, como a líder comunitária da Vila, Sandra Carvalho.

PMT e Águas de Teresina mudam a realidade de famílias. Foto: Ananda Soares JMN

"Era muito sofrimento. Íamos até a caixa d'água buscar galões na mão, no carrinho de mão, na cabeça ou de toda forma”, contou.

Em uma reunião entre a comunidade, moradores solicitaram a melhoria da situação. Eram idosos, crianças e trabalhadores que chegavam cansados do serviço à noite e que ainda tinham a tarefa de buscar água em lugares distantes. “Tivemos uma reunião com a Águas de Teresina e conseguimos. Agora é uma maravilha, temos água 24 horas. Para algumas pessoas pode parecer pouco, mais para nós é um sonho realizado", comemora a líder comunitária.

Áreas regularizadas

Em Teresina, as implantações de rede de água tratada em áreas recém regularizadas já beneficiaram cerca de seis mil famílias, por meio de investimentos realizados no Parque Vitória, Dilma Rousseff, Parque Eliane e Leonel Brizola. As obras seguem agora na comunidade Padre Humberto e Terra Prometida, que em breve receberão rede regular de água tratada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES