7 de Setembro: Bolsonaro participa de desfile em Brasília

Presidentes da Câmara, do Senado e do STF não compareceram ao evento, que contou com participação de chefes de Estado de três países de língua portuguesa, do vice e ministros

fogos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa em Brasília do desfile de 7 de Setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira. Chefes de Estado de três países de língua portuguesa, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros do governo federal e outras autoridades também compareceram.

Bolsonaro participa do desfile no DF 

É o segundo desfile na Esplanada dos Ministérios de que Bolsonaro participa desde que tomou posse. O primeiro foi em 2019, ano em que assumiu o governo. Em 2020 e 2021, a data foi comemorada em uma cerimônia pequena no Palácio da Alvorada em razão da pandemia da Covid-19.

Participaram do evento os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; Cabo Verde, José Maria Neves; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; o secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa; e o ministro da Presidência da República de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Constantino Alberto Bacela. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também estava no palanque.

Bolsonaro ao lado de autoridades e da primeira-dama 

Os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foram convidados para a cerimônia, mas não compareceram.

Em uma rede social, Rodrigo Pacheco disse que as comemorações do 7 de Setembro "precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito".

Já Arthur Lira lembrou os 200 anos da Independência do Brasil e afirmou que o 7 de Setembro de 1822 "continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos". "O Brasil independente é sempre o que olha para frente", declarou Lira em uma rede social.

Bolsonaro desfila em carro aberto no DF

Fogos no DF iniciam as celebrações do Bicentenário da Independência

Nos primeiros minutos desta quarta-feira (7), fogos de artifício verdes e amarelos iluminaram o céu de Brasília. O show foi para marcar as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na capital federal.

De acordo com o Ministério do Turismo, seriam 7 minutos de espetáculo. Porém, os fogos duraram pouco mais de 2 minutos. O local escolhido foi a Torre de TV, área central do DF.

Fogos marcam o inícios das comemorações pelos 200 anos do Brasil

Após dois anos sem comemorações no 7 de Setembro, por causa da pandemia de Covid-19, nesta quarta, a partir das 9h o desfile cívico-militar volta a ocupar a Esplanada dos Ministérios. Cerca de 4,6 mil pessoas devem participar, incluindo 3,1 mil militares.

Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp), e ex-integrantes das Forças de Paz participam do evento. O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença.

Paraquedistas militares vão saltar de aviões e irão entregar a bandeira nacional ao presidente. A Marinha participa do desfile aéreo com as aeronaves VF-1, e o Exército, com quatro modelos de helicóptero. A Força Aérea Brasileira (FAB) fará formações no céu com aeronaves de caça, transporte, reconhecimento e busca e salvamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES