Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

7 dicas de alimentação para ter mais energia e disposição

Escolhas alimentares podem estar diretamente relacionadas ao cansaço e à fadiga

Uma pesquisa feita em 2013 pelo Ibope revelou que 98% dos brasileiros se sentem cansados e 61% deles estão exaustos. “Isso pode ser resultado não só da falta de sono, que desequilibra o ciclo circadiano, mas também de uma dieta desequilibrada, com déficit de nutrientes e excesso de alimentos ultraprocessados, que deixam o organismo inflamado e trazem uma série de desordens, intensificando a falta de disposição”, explica a nutricionista ortomolecular Claudia Luz.

De forma geral, a falta de foco e energia para as tarefas diárias é sintoma de uma série de doenças, mas também pode ser apenas o resultado de uma rotina mal organizada. O importante é procurar a ajuda de um profissional quando a fadiga se torna persistente, afetando a rotina de forma significativa. “Nesses casos, é preciso de uma investigação médica para entender o que pode estar por trás do cansaço. No entanto, boa parte dos casos pode ser resolvida com o ajuste do sono, uma prática diária de exercícios físicos e a adequação alimentar, com indicação de suplementos, se necessário”, afirma Claudia.

Para ajudar a colocar a “casa em ordem” e melhorar os níveis de energia, a especialista preparou algumas dicas de alimentação, confira:

Getty ImagesGetty Images

1. Não pule o café da manhã

Para começar o dia com energia, é importante fazer boas escolhas no café da manhã, já que o organismo passou muitas horas em jejum durante a noite. As melhores opções são os carboidratos complexos (encontrados em alimentos integrais), combinados a proteínas saudáveis, como as do ovo. Frutas acompanhadas de boas doses de fibra (encontradas na aveia, chia e linhaça, por exemplo) ajudam a dar saciedade e manter os níveis de energia constantes nas próximas horas.

2. Faça pratos coloridos

Na hora de montar o prato, vale seguir a regrinha das cinco cores. Quanto mais colorido, melhor!

3. Passe longe do pé na jaca

Não é segredo para ninguém que comer demais afeta a energia para desempenhar as demais atividades do dia. Isso porque, com o excesso de comida ingerida, o organismo precisa dedicar todos os seus esforços à digestão.

4. Nada de ultraprocessados

Biscoitos, embutidos, refeições congeladas, barras de cereal e refrigerantes são alguns desses alimentos que, além de serem inflamatórios para o organismo, comprometendo o estado geral de bem-estar e disposição.

5. Beba mais água!

Indica-se beber diariamente entre 30 e 45ml de água por quilo do indivíduo. Um organismo bem hidratado elimina mais toxinas e distribui melhor todos os nutrientes pelo corpo, transportando a glicose – que é fonte de energia – de maneira mais eficaz. Um dos sinais da falta de água no organismo é, inclusive, o cansaço, a dificuldade de concentração e a sonolência. Por isso, vale carregar a garrafinha de água para todos os cantos ao longo do dia.

6. Valorize seu intestino

Diversos estudos vêm mostrando o quanto o intestino está ligado à saúde geral do organismo e ao humor. Com uma microbiota equilibrada e a ingestão adequada de fibras, o corpo absorve melhor os nutrientes. 

07. Não abuse do café

Quando bate o cansaço no trabalho, é de lei apelar para o cafezinho. Mas o excesso da bebida pode causar efeito rebote após o pico de ação, causando um cansaço ainda maior em seguida. 


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<