7 pessoas morrem esmagadas contra portões do aeroporto de Cabul

“Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos 7 afegãos que morreram nas multidões de Cabul”, diz uma nota do Ministério da Defesa britânico.

Aeronave | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou que 7 pessoas morreram no sábado (21) em meio a uma multidão nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que tentava embarcar em voos para deixar o país.

Segundo a Reuters, as 7 pessoas foram esmagadas contra os portões que cercam o aeroporto. A agência disse que um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) relatou ao menos 20 mortes nos últimos sete dias dentro ou nos arredores do aeroporto.

Aeronave britânica com refugiados (Foto: reprodução)

O Talibã conseguiu estabelecer ordem e tentou organizar filas para o acesso, de acordo com informações da Reuters. No sábado, os Estados Unidos alertaram para os riscos na região.

"Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos 7 afegãos que morreram nas multidões de Cabul", diz uma nota do Ministério da Defesa britânico.

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, escreveu uma coluna no jornal Daily Mail, publicado neste domingo (22), e disse que se o prazo estabelecido pelos EUA para deixar o Afeganistão não for ampliado, não haverá tempo para evacuar todas as pessoas que querem deixar o país.

"Talvez os americanos possam ficar mais tempo, e eles terão nosso completo apoio se eles ficarem (...) Eu tenho dito o tempo todo que nenhuma nação vai conseguir retirar todo mundo", afirmou Wallace.

Segundo ele, os afegãos que queiram fugir do Talibã terão que se encaminhar para as fronteiras por conta própria se os americanos não estenderem a permanência. "Nós vamos estabelecer uma série de hubs nas fronteiras para aqueles afegãos que nós temos a obrigação de trazer para o Reino Unido", disse.

A Agência de Refugiados da ONU faz um apelo para que países que fazem fronteira com o Afeganistão mantenham as fronteiras abertas para a entrada de imigrantes.

Segundo a representante da agência, Caroline Van Buren, a maioria dos afegãos não conseguem deixar o país por vias legais. Ela alertou que até o último sábado não haviam voos comerciais chegando ou saindo de Cabul.

EUA vão usar bases na Espanha para receber afegãos

O presidente Joe Biden entrou em acordo com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, para usar duas bases militares no sul da Espanha para receber afegãos que trabalharam para o governo dos EUA.

"Eu tive uma conversa significativa com o presidente Joe Biden na qual falamos sobre interesses comuns, particularmente na situação do Afeganistão e a colaboração entre os nossos governos para evacuar cidadãos daquele país", escreveu Sánchez em sua conta de Twitter.

Os Estados Unidos aconselharam, neste sábado (21), que norte-americanos no Afeganistão evitem ir para o aeroporto de Cabul, após milhares de pessoas terem tentado fugir do país depois que o Talibã assumiu o poder.

O aviso chegou após um dos cofundadores do Talibã, Mullah Baradar, chegar a Cabul para reuniões com outros líderes para formar um novo governo afegão.

"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES