72% dos cariocas querem deixar o Rio por medo da violência

Moradores foram ouvidos sobre questões que envolvem a violência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha nesta semana no estado do Rio de Janeiro retrata a sensação de medo vivida pelos moradores da cidade por conta da atual onda de violência registrada na capital fluminense. 

72% dos moradores ouvidos relataram que se pudessem iriam embora da cidade por conta da violência, desejo que é compartilhado por moradores de todas as regiões e faixas econômicas do Rio de Janeiro. A pesquisa, que ouviu 812 pessoas, foi realizada dez dias após os intensos conflitos entre facções criminosas, que disputam o comando do tráfico de drogas na Rocinha. 

O levantamento ainda revela que 67% das pessoas ouvidas já presenciou algum tiroteio nos últimos dias e que um terço dos moradores teve que mudar a rotina diária por conta da violência. 90% dos ouvidos disseram que se sentem inseguros ao andarem à noite pela cidade. 

Ainda de acordo com o levantamento, 74% dos entrevistados disseram que o desempenho do gestão do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) na área da Segurança Pública tem sido péssimo ou ruim. 21% consideram o desempenho regular e apenas 5% considera ótimo ou bom. 

O DataFolha ainda constatou que 83% dos moradores do Rio de Janeiro são favoráveis à utilização das Forças Armadas no combate ao crime na cidade. No entanto, 52% afirmaram que a presença do Exército nas ruas não mudou a realidade local. Outros 44% acreditam que a presença dos militares melhorou a segurança da cidade e 2% afirmam que a situação piorou com o Exército nas ruas. 

Na mesma pesquisa, 67% dos moradores afirmaram que têm mais medo da polícia que confia nos policiais (31%). No entanto, os cariocas disseram ter mais medo dos criminosos (49%) do que da polícia (23%). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES