75 membros do PCC fogem de prisão no Paraguai

Nas celas dos presos, foram encontradas 200 mochilas cheias de terra retirada para fazer túnel

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada de hoje, 75 homens presos em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, acusados de integrar ou colaborar com o PCC (Primeiro Comando da Capital), fugiram através de um túnel cavado. Apenas um deles, que seria o 76º a fugir, foi detido. Segundo o Ministério da Justiça, dos 75 fugitivos, 40 são brasileiros. Inicialmente, a imprensa paraguaia informou que haviam fugido 91 membros do PCC, o que o governo retificou no fim da manhã. A Polícia Nacional do Paraguai foi acionada e faz buscas em toda a região durante este domingo (19).

O ministro do Interior, Euclides Aceved, não descartou um possível auxílio de agentes penitenciários para a fuga tampouco que alguns dos presos possam ter saído, além do túnel, pelo portão principal da prisão. O ministro afirmou que o túnel pode ter sido apenas uma fachada para ocultar um possível auxílio. Entre a saída do túnel cavado e uma guarita, há distância de apenas 25 m. Outra guarita está a 70 m do local.

Em nota, o Ministério do Interior afirmou que a região de Pedro Juan Caballero, que fica na fronteira com Mato Grosso do Sul, está em "alerta máximo". Segundo a pasta, a maioria dos fugitivos é de alta periculosidade. De acordo com a ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez, os presos estavam detidos no pavilhão B na penitenciária da cidade. Nas celas dos acusados, foram encontradas 200 mochilas cheias da terra que foi cavada para fazer o túnel.

Em dezembro, o governo paraguaio havia identificado um suposto plano de fuga de membros do PCC no presídio da cidade. A suspeita é de que a facção brasileira tinha oferecido US$ 80 mil a agentes penitenciários e policiais. Em nota, a ministra colocou seu cargo à disposição para uma possível renúncia. "A responsabilidade política deste ministério é minha. (...) O presidente tomará a decisão que tiver de tomar", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES