8,5 milhões de brasileiros ganham a vida com artesanato

Considerado um importante produto turístico do país, o artesanato gera emprego e renda em todas as regiões do país. Profissão foi regulamentada há três anos

Feira do Largo de Coimbra, Ouro Preto | Pedro Vilela
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

8,5 milhões de brasileiros vivem do artesanato

O Brasil é considerado o 8º país em recursos culturais em um ranking de 136 países analisados pelo Fórum Econômico Mundial. Não é exagero dizer que a produção artesanal do país, com as marcas da cultura de todas as regiões, contribui decisivamente para este resultado. Por isso, nesta data em que se comemora o Dia Mundial do Artesão, o Ministério do Turismo rende homenagem a esses profissionais das artes e ofícios cujos produtos são verdadeiros atrativos turísticos.

Com o crescimento da economia criativa e a mudança de hábitos do turismo, onde a experiência e a vivência com as comunidades têm cada vez mais adeptos, o artesanato ganha destaque. No Ministério do Turismo, os projetos de produção associada ao turismo têm como foco agregar valor aos destinos por meio da incorporação de novos produtos à oferta turística.

As ações do MTur são um incentivo para que a produção artesanal seja um fator de atração de visitantes e, com isso, gere emprego e renda para os artesãos. A pedra sabão, o capim dourado, as sementes que se transformam em biojoias, as rendas tecidas no Nordeste, o barro que vira santo e cenas do cotidiano do interior; as flores secas do Cerrado são matérias primas que se transformam em peças que se tornam marca registrada de destinos no Brasil afora.

De acordo com pesquisa do IBGE, o Brasil abriga cerca de 8,5 milhões de brasileiros que se sustentam com o artesanato. Este contingente de pessoas habilidosas, empreendedores que mantêm viva tradições da cultura brasileira movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano. (Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES