83,1% dos casos que chegam ao Procon Teresina são resolvidos

O Procon Municipal de Teresina completou um ano no último domingo (15), data em que também é comemorada o Dia do Consumidor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Procon Teresina, desde sua inauguração, registrou resolutividade em 83,1% dos casos que chegam ao local. A informação foi apresentada na manhã desta segunda-feira (16), durante solenidade para comemorar o primeiro ano de implantação do órgão. No total, foram realizadas 2.796 audiências de conciliação.

Ainda de acordo com os dados, o Procon recebeu 2.468 reclamações, sendo que 47,73% foram relacionadas a serviços essenciais, 22,26% relacionadas a assuntos financeiros, 15,06% sobre produtos e 12,56% relacionadas aos serviços privados. A Equatorial Piauí e a Águas de Teresina são as empresas que mais acumulam reclamações.

“Os números mostram a eficiência do Procon Teresina em resolver as demandas que chegam ao local. Mostram também que o órgão tem se tornado uma referência para os munícipes buscarem seus direitos, buscarem um local para reclamar quando se sentirem lesados, isso tudo com um ano de implantação. Acredito que são números muito positivos do trabalho”, afirmou Venâncio Cardoso, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), pasta na qual o Procon está vinculado.

Durante a solenidade, além de apresentar dados, a Coordenadora Geral do Procon Teresina, Nara Cronemberger, ainda falou das ações que o órgão deve impulsionar até o fim do ano, como começar a realizar fiscalizações; expandir o projeto do Procon nas Escolas; orientar o consumidor sobre o uso da plataforma pública (consumidor.gov.br) e abrir o Procon para parcerias com instituições de ensino superior.

“O Procon deve começar a realizar esse trabalho de fiscalização, mas a nossa intenção é educar, não punir. Nós queremos o desenvolvimento econômico da nossa cidade, para isso, precisamos dos empresários. Essa fiscalização é no sentido de popularizar as informações. Nós queremos tornar as relações de consumo mais saudáveis. Além disso, precisamos expandir o Projeto Procon nas Escolas, porque é importante dar educação consumerista desde cedo, entre outras questões que precisaremos trabalhar”, explicou a coordenadora.

O Procon Municipal de Teresina completou um ano no último domingo (15), data em que também é comemorada o Dia do Consumidor. A comemoração de aniversário aconteceu na sede do Procon, em uma solenidade especial na manhã desta segunda-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES