Mais de 2 mil trabalhadores de bares ficam sem auxílio no Piauí

O presidente do sindicato, Franklin Batista, indica que o auxílio só atende os trabalhadores que foram demitidos.

Quase 2,5 mil autônomos de bares e restaurantes ficam sem auxílio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 850 a 2,5 mil trabalhadores de bares, restaurantes ficaram de fora do auxílio do governo do Estado previsto segundo aponta o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviço em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentos do Piauí (Sintshogastro). O presidente do sindicato, Franklin Batista, indica que o auxílio só atende os trabalhadores que foram demitidos.

A categoria enviará um ofício ao Poder Executivo solicitando a inclusão do grupo até esta segunda-feira (12). "Estamos editando um pedido junto ao Governo do Estado para ver se ele consegue contemplar tanto a categoria de trabalhadores que são freelance, os trabalhadores que foram demitidos desde o começo de março até julho que não foram contemplados", detalha Franklin Batista.

Na manhã de sexta-feira (9), o Sintshogastro esteve em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) para tratar de várias empresas que afastaram seus trabalhadores sem a previsão de pagamento de salários. 

"Infelizmente ficamos num embate, pegamos a luta do trabalhador, levamos para o TRT e vai para uma mesa de conciliação onde conseguimos garantir o pagamento de 90% dos trabalhadores, mas algumas empresas terminam conseguindo a assinatura do contracheque do trabalhador como se tivesse recebido", comentou o presidente do Sintshogastro.

Setor de bares e restaurantes sofrem desde o início da pandemia em todo Piauí - Foto: Abrasel

Desde o início da pandemia, o setor vem sofrendo demissões em massa. Conforme Franklin Batista, de março do ano passado até agora, cerca de 850 a 2,5 mil trabalhadores perderam o emprego ou estão trabalhando de forma autônoma. Os dados estão abaixo:

Arrecadação de Alimentos

Para ajudar com a crise enfrentada pelos trabalhadores do setor, o sindicato promove uma campanha para doação de cestas básicas. Para doação, basta entrar em contato com o presidente do Sintshogastro, Franklin Batista, através do contato 86 99472-4969, ou pelas redes sociais no  Instagram/Facebbok: @sintshogastro.

O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou que restaurantes terão auxílio de R$1.000 para funcionários do setor. A medida leva em consideração o lockdown estabelecido pelo governo, que proíbe o serviço não essencial de quinta a domingo, além dos grandes impactos que o setor alimentício vem sofrendo com relação à pandemia do novo coronavírus.

Em Teresina, o setor de restaurantes é um dos mais afetados pelas restrições ao comércio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES