A Amazônia volta a respirar esperança, por José Osmando

Marina Silva e Fernando Haddad participaram do Fórum Econômico Mundial, em Davos

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estes dias têm sido decisivos e esperançosos para a Amazônia e para todo o meio ambiente brasileiro, depois de anos de destruição, de desmantelamento dos organismos de fiscalização e controle e do estímulo oficial aos desmatamentos e aos garimpos ilegais. 

Em Davos, perante o Fórum Econômico Mundial, para onde foram representando o Brasil, os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança Climática, firmaram posições fortes no esforço para o equilíbrio ambiental no mundo, com o Brasil colocando-se como exemplo para o mundo, e mantiveram importantes encontros com representantes de diversos países, no esforço para atrair investimentos externos em nosso país. 

Marina Silva e Haddad participaram do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Foto: Fabrice Coffrine)

Nova gestão

Num painel de aproximadamente 45 minutos, Haddad e Marina expuseram o programa econômico e do meio ambiente que o presidente Lula está disposto a implementar nessa sua nova gestão presidencial, ficando evidente que a questão ambiental está visceralmente atrelada à qualidade de vida, ao combate à miséria e ao alcance de uma condição de vida digna para a população. 

A ministra Marina Silva ressaltou nas suas falas, quase sempre ao lado de Fernando Haddad, que as reformas econômicas que o governo vai intentar caminham juntas com os objetivos de sustentabilidade, que está no topo das preocupações geopolíticas no mundo inteiro. Marina destacou que o Brasil têm a nítida compreensão de que deve ser encarado e abraçado o slogan do Fórum de Davos, de “cooperação em um mundo fragmentado”. 

O Brasil voltou

Num evento que movimentou, nos seus quatro dias de realização, cerca de 2.7 milhões de líderes internacionais, reunindo 130 países e quase 60 chefes de Estado e de Governo, o Brasil falou diferente. Aliás, falou como no passado, dos dois primeiros governos de Lula e no primeiro mandato de Dilma Roussef, quando o meio ambiente foi tratado com respeito e o trabalho do governo brasileiro era respeitado no mundo. 

No painel “A Amazônia numa encruzilhada”, que contou com a participação do governador Hélder Barbalho, do Pará, e do cientista brasileiro Carlos Afonso Nobre e diversos representantes internacionais, Marina Silva afirmou que o Brasil voltou para cuidar da Amazônia e liderar, pelo exemplo, na proteção ambiental. 

Lula em Roraima

Para completar a semana de boas notícias para as questões ambientais no Brasil, o próprio Presidente Lula anunciou sua ida, neste sábado, ao Estado de Roraima. Lula tem dito que quer respeito aos povos indígenas, daí ter criado um Ministério próprio destinado a essa população. Indo a Roraima, quer ver de perto o caos sanitário que se instalou sobre os territórios Yanomami (a maior reserva indígena do país), vitimando com gravidade sobretudo crianças e idosos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES