Abandono de animais domésticos é crime comum em Teresina

A ausência de um controle de cães e gatos faz com que isso aumente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ruas de Teresina estão repletas de animais domésticos abandonados, também conhecidos como “animais de rua”. Muitos deles foram abandonados e outros já nasceram naquela condição.

Como não há um programa municipal de controle desses animais, a tendência é que os números aumentem cada vez mais. Cães e gatos são as principais vítimas dessa estatística.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), Decreto Lei nº. 24.645, de 1934, que define maus-tratos aos animais e Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. Somados, os crimes podem levar a detenção por até 1 anos e 6 meses e pagamento de multa.

Para o médico veterinário Francisco Lima Júnior, é preciso entender da etologia animal, que corresponde às características relacionadas aos bichos (instinto, condições em que vivem, se alimentam e se reproduzem) para que assim seja possível buscar meios de controle populacional e de zoonoses (doenças animais transmissíveis aos seres humanos).

No caso dos cães, o perito afirma que existem vários tipos como os de rua, comunitários (estão na rua, mas tem um cuidador), residenciais e os que possuem um lar, mas os proprietários liberam para passear em vias públicas.

“Nós precisamos entender que existem essas classes de animais. E por isso temos que trabalhar especificamente cada um. Outros estados já possuem abrigos para esses animais de rua e fazem o seu castramento químico, pois isso vai fazer com que aquele animal não possa se reproduzir e assim gerar um controle populacional dessa classe de animais. É preciso entender cada um deles”, considerou.

O especialista, que possui formação de oficial em controle animal, explica que o grande problema está nas pessoas que tendem a agir mais pela emoção e não pela razão. Ele afirma que a castração é a principal saída para o controle e diminuição de abandonos de animais nas ruas de Teresina.

“Nós precisamos de campanhas massivas em cima de castração, pois essa é a nossa única saída. Recolher animal é um erro, porque você recolhe e não dá fim, pois esses mesmos animais que são recolhidos estão se reproduzindo”, declarou.

O veterinário afirmou que é fundamental a presença de um profissional capacitado para trabalhar em locais de acolhimento e abrigos, pois só assim vai poder proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses animais. “As pessoas que estão mais habilitadas para identificar se o animal está doente são os médicos veterinários.

Então, a partir do momento que uma pessoa assume a responsabilidade de cuidar de um animal, ela tem que levar a um profissional para poder cuidar dele.

As ONGs deveriam ter um veterinário contratado ou convênios com clínicas para dar um suporte. O que não pode é as pessoas decidirem quais os procedimentos médicos vão adotar com o animal”, acrescentou.

Ele defende ainda que os maus-tratos não estão ligados apenas às agressões, mas a privação de um cuidado correto e orientações médicas.

Francisco Lima Júnior revela que com as mobilizações sociais, cresce a preocupação com os direitos dos bichos o que gerou a criação de delegacias especializadas como a do Meio Ambiente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES