Abastecimento de água avança em Teresina

A empresa Águas de Teresina faz balanço de dois anos de trabalhos

Águas de Teresina | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O abastecimento de água em Teresina tem registrado avanço, nos últimos dois anos, com uma distribuição mais eficaz e sem desperdício. Dados do Painel de Saneamento Brasil mostram que o Piauí apresenta um percentual de 76% de distribuição de água. No balanço feito pela empresa de saneamento Águas de Teresina, a cobertura de esgoto evoluiu de 19% para 31%.

A Águas de Teresina vai completar 2 anos de trabalho na capital e fez uma avaliação do seu projeto, que tem como finalidade melhorar o processo do fornecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. Clayson Jacomini de Sousa, diretor-presidente da Águas de Teresina, comentou as ações da empresa a partir de seu histórico.

José Alves Filho

“Encontramos problemas crônicos de falta d'água no bairro Santa Maria da Codipi e Grande Dirceu e também vários problemas de abastecimento de água em outras partes da cidade. Nesses dois anos fizemos um balanço e constatamos que resolvemos grande parte deles”, fala.

O líder comunitário do Parque Brasil III, Antônio Correia dos Santos, disse que o que mais o incomodava era o desperdício de água pelas ruas da capital e destacou a melhora da distribuição. “Com relação ao abastecimento de água, foi implantado, já na gestão da empresa, o abastecimento regularizado em comunidades que antes não tinham um bom abastecimento. Como exemplo, citamos a Vila Dilma Rousseff e parte do Leonel Brizola. No Jacinta Andrade foi melhorado o abastecimento com a implantação de booster, melhorando a situação do Parque Brasil I, II, III, e IV, que chegavam a ficar quatro dias sem água’’, disse.

A empresa chega a registrar quase cinco mil vazamentos por mês, apenas em Teresina. “Isso não é pouca coisa. Temos ciência de que os problemas existem e estão sendo combatidos, primeiro porque agora tem água com pressão com uma rede adequada de abastecimento. Ela ainda está aliada a uma rede de esgotos com idade entre 30 e 60 anos, mas sabemos que precisa de renovação”, completa o diretor-presidente.

Foram aplicados quase R$ 500 milhões em investimentos, nos dois primeiros anos, para a melhoria do sistema de abastecimento, coleta de esgoto, recuperação de estações de tratamento e áreas destinadas à empresa. Para este ano, estão previstas três obras para resolver a ampliação de água na ETA Codipi e a construção de duas adutoras que devem dobrar a produção de água. Com isso, o diretor informou que a região vai passar a ter a solução para o problema, que o contrato já havia previsto, que é o crescimento relevante do abastecimento de água até 2020.

População tem canal de comunicação com a empresa

Em um contato direto com a população, a empresa se inseriu rapidamente na comunidade com pontos de atendimento em toda a capital. Ela apresenta oito lojas de atendimento, canais pelo Whatsapp, redes sociais e atendimento 24 horas pelo telefone. 

A empresa tem um programa chamado Afluentes, composto por mais de 50 líderes comunitários,    que aproximam a empresa da comunidade, mostrando suas necessidades locais. "Os problemas relatados na comunidade são repassados para nós e nós informamos sobre as manutenções emergenciais a esses líderes. Isso é uma modificação da forma de atuar da empresa, somos uma empresa para servir o povo, e isso faz parte do nosso DNA. Estamos trabalhando para tornar Teresina uma referência de saneamento no Nordeste", concluiu Clayson.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES