Abate de jumentos dispara e alerta cientistas no Brasil; veja como ajudar

Desde os anos 80, há leis que permitem o abate, e desde 2017 um decreto dá segurança para comercializar, que regulamenta como se deve abater mulas, cavalos e jumentos.

jumento | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há nove anos, a educadora Márcia Freitas encontrou um jumentinho acuado em um dos cantos da cidade de Fortaleza. O bicho estava com as patas machucadas, mas ninguém parou para ajudá-lo. Olhando de mais perto, se via que era uma fêmea. Márcia também foi embora, sem saber o que poderia fazer, mas a situação tirou seu sono .

"Como pode alguém judiar de um bicho que carregou Jesus Cristo?", se perguntava.

No dia seguinte, ouvindo um conselho da irmã, Márcia reencontrou a jumenta no mesmo canto do dia anterior, ainda machucada, e ela chamou um veterinário e decidiu adotá-la e chamá-la de Princesa. Assim, Márcia inaugurou um abrigo para jumentos.

Número de jumentos no Brasil caiu de 600 mil para 300 mil,. (Foto:  Ciro Barros - Agência Pública)

A iniciativa dela é parte de um esforço coletivo de ONGs, ativistas e pesquisadores para dar esperança a milhares de jumentos no Brasil e no mundo. A espécie é símbolo da resistência e trabalho nas regiões áridas do país, mas há uma luta para criar novas relações de bem-estar com esses equídeos. Há iniciativas que permitem adotar jumentos ou a resgatá-los das ruas brasileiras.

Senso revela aumento do número de jumentos mortos para abate. (Foto: Tepic/Getty Images/iStockphoto)

Entre 2006 e 2017, o número de jumentos no Brasil caiu de 600 mil para 300 mil, segundo o IBGE. De 2015 a 2018, 91.645 jumentos foram mortos para abate, um aumento de 8.000%, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Jumento para exportação 

O Brasil é um importante exportador de carne e couro de equídeos. Desde os anos 80, há leis que permitem o abate, e desde 2017 um decreto dá segurança para comercializar, que regulamenta como se deve abater mulas, cavalos e jumentos.

A carne e couro de equídeos são exportadas. (Foto: Getty Images)

Entre 2010 e 2014, foram cerca de mil abates de jumentos, também chamados jegues e asnos, no país. O aumento repentino se deu com a regulamentação da exploração comercial de pele e carne equina. Consequentemente, a partir de 2017 o número de abates legais subiu 8.000% entre 2015 e 2018, com a participação de frigoríficos na Bahia que vendiam especialmente para compradores asiáticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES