ABD/PI Divulgação de Curso de Produção em Vídeo

Produção em Vídeo: você pode, você faz

ABD/PI Divulgação de Curso de Produção em Vídeo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Brasileira de Documentaristas, secção Piauí - ABD/PI, e a TV Antares, através do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, com o apoio do Ponto de Cultura ABD Piauí, promove o curso ?Produção em Vídeo. Você pode, você faz?. O conteúdo envolve aulas teóricas e práticas das disciplinas de direção, roteiro, edição, produção e elementos de fotografia, iluminação e som. As inscrições acontecem de 19 até 27de maio de 2009, na Escola de Teatro Prof. Gomes Campos, rua Jonathas Batista, 841, próximo ao ?verdão? das 15h às 19h. Serão oferecidas 30 vagas. Os candidatos serão selecionados de acordo com critérios estabelecidos pela coordenação do curso.

Saiba mais

Teresina tem avançado bastante na produção em vídeo. Nos últimos dez anos a produção local tem se diversificado. Alguns trabalhos ganharam projeção nacional nos gêneros documentário , ficção e experimental. O Festival de Vídeo de Teresina, que acontece desde 1993, também contribuiu para o surgimento de novos produtores e abriu espaço para exibição de trabalhos dos realizadores mais experientes. Dentro desse contexto foi criada a secção Piauí da ABD ( Associação Brasileira de Documentaristas), entidade com sedes em todos os 27 estados do país.

O Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros, tem como objetivo incentivar a produção e a divulgação do audiovisual, realizando cursos e oficinas de vídeo. Para isso, dispõe de equipamentos para captação e edição de imagem e som em vídeo digital, adquiridos através de convênio firmado com a SAv (Secretaria do Audiovisual) do Ministério da Cultura, através do Programa Rede Olhar Brasil. No Piauí, a ABD reúne profissionais, estudantes, produtores culturais e entusiastas do audiovisual.

Em meio a várias atividades, a ABD/PI promove o curso ?Produção em Vídeo. Você pode, você faz?, tendo como parceira importante a TV Antares, entidade proponente do convênio que possibilita a realização do mesmo, oferecendo como contrapartida apoio logístico para sua realização , além de divulgar os vídeos produzidos no decorrer do curso

A coordenação do curso é do cineasta Valderi Duarte, formado em cinema pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV), ele também um dos precursores do audiovisual em Teresina, realizador de vários trabalhos em vídeo e cinema. Profissionais da área como o publicitário e professor Caú Duarte , da Sucesso Publicidade e da Faculdade AESPI, dentre outros, também fazem parte do elenco de professores. A aula inaugural , prevista para o dia 02 de junho, será ministrada pela professora Dácia Ibiapino, piauiense, titular do curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB.)

O curso é uma ação cultural que coloca ao alcance dos interessados ferramentas teóricas e práticas para produção de um audiovisual no formato vídeo digital. Vale lembrar que a produção em vídeo desfruta um momento ímpar no Brasil e no mundo, fruto das facilidades advindas das novas tecnologias digitais. Porém, os conhecimentos básicos e os princípios fundamentais da produção são essenciais para quem pretende realizar seus próprios vídeos.

A máxima de Gláuber Rocha , nos anos 1970, ?uma câmera na mão e uma idéia na cabeça ? se faz extremamente atual em tempos de internet e mídias digitais. Agora, com as facilidades tecnológicas, você só precisa conhecer os princípios e o uso adequado das ferramentas para realizar seus próprios vídeos. Então chegou a hora de pôr a mão na câmera e fazer você mesmo.

Mais informações

www.npdpiauilfotografojosemedeiros.blogspot.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES