Abertas inscrições para o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí

As inscrições iniciaram na segunda-feira (13) e seguem até o dia 30 de setembro

Abertas inscrições para o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), lançou o edital de chamamento público para as inscrições do XVII Salão de Arte Santeira. Com o objetivo de dar oportunidade e visibilidade também aos artesãos de outros estados, o evento irá promover o I Salão Nacional De Arte Santeira. As inscrições iniciaram nessa segunda (13), e seguem até o dia 30 de setembro.

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí, que neste ano terá como homenageado o Mestre Araújo, artesão nascido em 1952, natural do município de Domingos Mourão. Mestre Araújo começou a esculpir sua obra aos nove anos de idade, em sua cidade natal, incentivado pelo seu tio, Mestre Expedito, que o levou para perto de Mestre Dezinho para ajudá-los na construção das portas da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, em Teresina. Atualmente, Mestre Araújo mora em Pedro II e tem suas obras expostas em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha, França, Portugal, dentre outros.

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí, que neste ano terá como homenageado o Mestre Araújo - Foto: Ascom

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional De Arte Santeira serão realizados de 18 de novembro a 6 de dezembro, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. O evento tem como objetivo valorizar a arte, cultura, dar visibilidade, impulsionar a comercialização e divulgação dos artesãos. Dentre as atividades produzidas no Piauí, a arte santeira é a que mais se destaca, não só pela sua beleza, mas pelo seu acabamento e premiações fora do estado. As peças inscritas ficarão expostas para comercialização durante os dias de evento. Para fins de participação serão adotadas as seguintes modalidades: Esculturas em Madeira, Entalhe em Madeira e Artes Visuais em superfícies planas.

“O Salão de Arte Santeira deste ano terá como homenageado o Mestre Araújo, que é um dos baluartes do artesanato. O evento irá premiar três categorias, e a grande novidade deste ano será o I Salão Nacional de Arte Santeira, no qual teremos expostas as peças de artesãos de todo o Brasil, o que será o momento único para o Piauí, pois vamos inaugurar uma nova etapa, valorizando ainda mais aquilo que há de mais belo do artesanato piauiense e agora do brasileiro”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, Jordão Costa.

O edital está disponível no site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br e os interessados poderão se inscrever por meio do e-mail: edital.sudarpi@gmail.com.

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional De Arte Santeira são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), com recursos do Siec e patrocínio do Paraíba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES