Aberto seminário sobre religiões de matriz africana

Aberto seminário sobre religiões de matriz africana

Aberto seminário sobre religiões de matriz africana | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aberto na noite dessa quinta-feira, 25, no audit?rio da Central de Artesanato Mestre Dezinho, o I Semin?rio Estadual de Comunidades das Religi?es de Matriz Afiricana. Estavam presentes o coordenador do Arquivo P?blico, Alceb?ades Costa Filho; a coordenadora estadual de Seguran?a Alimentar, Ros?ngela Sousa; representantes de religi?es afros de Teresina e Timon.

Segundo a diretora de Pol?ticas de Promo??o da Igualdade Racial da Coordenadoria dos Direitos Humanos e Juventude, Alda Regina, neste semin?rio ser?o discutidas propostas nas mais diversas ?reas para serem inseridas no plano nacional. ?J? foram realizados encontros regionais, mas as propostas apresentadas aqui ser?o apresentadas diretamente ao F?rum Nacional?, diz.

Um dos pontos a serem discutidos ? a implementa??o da Lei 10.639 para obrigatoriedade do ensino de hist?ria da cultura afro-brasileira nos ensinos Fundamental e M?dio para que a cultura afro, a religiosidade e todas as manifesta?es sejam respeitadas.

Na ?rea de sa?de, a proposta ? educar os terreiros na quest?o da DST/Aids trabalhando a quest?o da higieniza??o dos rituais para evitar problemas de contamina??o, discutir os medicamentos naturais e outra reivindica??o ? o tombamento dos terreiros como patrim?nio cultural.

Na abertura do semin?rio foram apresentadas atra?es art?sticas, exibi??o de v?deos. Nesta sexta-feira, o semin?rio prossegue com a palestra com Alci Marcus, coordenador estadual de Direitos Humanos e da Juventude, sobre Direitos Humanos e as religi?es de matriz africana: aspectos da realidade, desafios e perspectivas.

No evento ser?o tratados assuntos espec?ficos como a inser??o das comunidades das religi?es de matriz africana nas pol?ticas p?blicas do Governo do Estado, a hansen?ase, a DST/Aids nos terreiros, a mulher dos terreiros na sociedade, adversidade sexual nos terreiros. No s?bado, leitura das propostas retirados dos grupos de trabalho e solenidade de encerramento com atividade cultural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES