Abertura dos Jogos Olímpicos conta história da China. <b>Clique e Acompanhe!</b>

Quinze mil figurantes encenam o espetáculo sobre as transformações do país que sedia as Olimpíadas

Abertura dos Jogos Olímpicos conta história da China. Clique e Acompanhe | g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao som de 2008 tambores, em uma contagem regressiva, a China abriu a cerim?nia dos Jogos Ol?mpicos, mostrando ao mundo sua cultura. Quinze mil figurantes encenam o espet?culo sobre as transforma?es do pa?s que sedia as Olimp?adas.

Cada um dos tambores era iluminado manualmente e formava os n?meros para a contagem regressiva em algarismos ocidentais e em ideogramas chineses. Logo depois, uma grande queima de fogos.

O Brasil ser? o 39? das 205 delega?es a entrar no Ninho. Caber? ao maior medalhista ol?mpico da vela brasileira, Robert Scheidt, a honra de carregar a bandeira brasileira durante o desfile.

CONFIRA FOTOS

Clique e Acompanhe! - Imagem 1">

Clique e Acompanhe! - Imagem 2">

Clique e Acompanhe! - Imagem 3">

CONFIRA COBERTURA

10h00m - A TERRA

Um astronauta chin?s d? in?cio ao surgimento de uma esfera no palco da festa. Homens pendurados por uma corda praticamente invis?vel caminham e d?o piruetas em volta de um gigante globo terrestre, que misturam a imagem do planeta com figuras ol?mpicas.

09h57m- MINI-PINTORES

Em forma de c?rculo, milhares de representantes do tai chi chuan fazem coreografias, enquanto crian?as com mochilas escolares reproduzem pinturas chinesas no centro do c?rculo.

09h50m- ARTE MARCIAL

O tai chi chuan, arte milenar chinesa, ? representado no palco da festa como a liga??o do homem com o esporte, na rela??o do corpo humano com a natureza.

09h48m - AO PIANO

O consagrad?ssimo pianista chin?s Lang Lang, de 26 anos, toca piano ao lado de uma crian?a de cinco anos. Eles fazem o fundo sonoro para a cerim?nia repleta de luzes e cores que abundam no tel?o instalado no solo do est?dio Ninho do P?ssaro.

09h44m - AUDI?NCIA

Aproximadamente quatro bilh?es de pessoas est?o acompanhando a cerim?nia de abertura em todo o mundo neste momento, sendo 91 mil dentro do est?dio.

09h42m- DRAG?ES

Mitos cl?ssicos da hist?ria chinesa, drag?es surgem em forma de colunas gigantescas na cerim?nia.

09h36m - VERS?O CHINESA DO MUNDO

A China oferece ao mundo a sua vers?o da hist?ria humana atrav?s de s?mbolos, como a b?ssola, outra inven??o chinesa, al?m de roupas, e c?nticos de ?peras chinesas, que s?o acompanhados por agrad?veis instrumentos de cordas.

09h29m- TRADI??ES MILENARES

A hist?ria chinesa vai sendo contada em cores e luzes mirabolantes. Uma bailarina dan?a sobre o pergaminho iluminado, com desenhos que fazem refer?ncia ? rota da seda, caminho de liga??o mais usado entre a China e outros povos limites na antiguidade.

09h15m - INVEN??O CHINESA!

Uma folha de papel gigante ? desenrolada no est?dio, onde bailarinos pintam enquanto dan?am no palco de pergaminho ao som de um instrumento de cordas de tradi??o chinesa. O papel foi criado na China h? 1.500 anos. Os escritos fazem refer?ncia ?s artes humanas.

09h10m - BANDEIRA

Soldados carregam a bandeira chinesa para ser hasteada, enquanto uma pequenina chinesa canta para o p?blico.

09h07m - AN?IS

An?is ol?mpicos gigantes que representam os cinco continentes da Terra levantam do solo e sobem em dire??o ao topo do est?dio.

09h02m - IN?CIO DA FESTA

Os 2.008 instrumentistas e cantores chinenses s?o o ponto de partida da cerim?nia. Eles ecoam em un?ssono com c?nticos e batidas impactantes da tradi??o chinesa.

09h00m - VALENDO!

Ap?s uma contagem regressiva acompanhada pelo p?blico, foi dada a largada para os Jogos Ol?mpicos de Pequim-2008!

08h58m

COME?A A CERIM?NIA!

Com o toque concomitante de 2.008 percussionistas em tambores tradicionais da China, e uma explos?o magn?fica de luzes e fogos, a cerim?nia de abertura tem in?cio no Ninho do P?ssaro.

08h50m - KITS OL?MPICOS

Cada uma das 91.000 pessoas que est? no Ninho de P?ssaro ganhou um kit da organiza??o para ajudar na cerim?nia de abertura. Uma bolsa com uma lanterna, uma bandeira da China, um len?o e uma esp?cie de tambor.

08h40m - NOSSO PORTA-BANDEIRA

O iatista Robert Scheidt ? o escolhido para carregar a bandeira brasileira na cerim?nia de abertura. ?dolo do esporte brasileiro, o atleta tem chance de ser o primeiro tricampe?o ol?mpico da hist?ria nacional. Ele levou a medalha de ouro na classe Laser em Atlanta-1996 e Atenas-2004. Ele tenta ser novamente campe?o, desta vez pela classe Star com Bruno Prada.

08h35m - COR?IAS SEPARADAS

Ap?s desfilarem juntas nos Jogos de Sydney-2000 e de Atenas-2004, a Cor?ia do Sul e a Cor?ia do Norte entrar?o separadas no desfile da cerim?nia de abertura das Olimp?adas de Pequim, conforme anunciado pelo presidente do COI Jacques Rogge. O dirigente garante ter escrito uma cartas para os dois presidentes, por?m n?o teve sucesso para conseguir a uni?o.

08h30M - ESPET?CULO ?NICO

A cerim?nia de abertura dos Jogos Ol?mpicos de Pequim ter? como apresenta??o final um espet?culo de fogos de artif?cio "nunca antes visto", com quase 30 mil morteiros que encher?o de cores o c?u da capital chinesa. A festa mobilizar? um total de 50 mil pessoas com dura??o de tr?s horas e meia.

08h25m- BRASIL SER? A 39? DELEGA??O

A delega??o brasileira ser? a 39? a entrar no desfile de abertura dos Jogos Ol?mpicos de Pequim, no est?dio Ninho do P?ssaro. A ordem ? definida pelo n?mero de tra?os que comp?em o primeiro caractere chin?s do nome do pa?s. O nome Brasil tem quatro tra?os. O da Austr?lia, por exemplo, tem 15 e far? o pa?s ser o 203? a entrar no est?dio entre 206 participantes. Como tradicionalmente acontece, a Gr?cia, pa?s-sede dos primeiros Jogos, abre o desfile. A China, sede atual, ser? a ?ltima a entrar no est?dio. Em Atenas-2004, o Brasil foi o 31? a entrar, j? que a ordem obedeceu ao alfabeto grego. Confira o uniforme que a delega??o brasileira vai usar

08h20M - A MAIOR FESTA DO ESPORTE MUNDIAL

Sejam bem-vindos, amigos internautas! Dentro de instantes, Pequim se tornar? oficialmente a capital mundial dos esportes para os pr?ximos 17 dias. A capital chinesa ? a sede da 29? edi??o dos Jogos Ol?mpicos!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES