Abono salarial do ano base 2015 começa a ser pago

Pagamento teve início para trabalhadores nascidos em janeiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Trabalho informou que começa a pagar nesta quinta-feira (19) o Abono Salarial do PIS ano-base 2015 para os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.

De acordo com o governo, quem possui o Cartão do Cidadão e registrou senha pode retirar o benefício em caixas eletrônicos e casas lotéricas. Quem ainda não tem o cartão deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, informou o governo.

Tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base 2015 e teve remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e a empresa onde ele trabalha deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (RAIS).

Segundo o chefe de divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, a partir deste ano o abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base.

"Quem trabalhou durante todo o ano de 2015 terá direito a um salário mínimo (R$ 937,00). Quem trabalhou apenas um mês receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral", explicou ele.

Os trabalhadores podem sacar o benefício até o dia 30 de junho de 2017, mas o governo recomenda que não deixe para última hora.

“É importante que os trabalhadores fiquem atentos ao mês de nascimento e se dirijam às agências de acordo com o calendário divulgado. Essa programação evita tumultos”, disse o chefe de divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES