“Abraço Teresina”: O amor é a resposta para tudo

Em um só espaço, mais de 250 crianças são atendidas por semana, além dos adultos que também participam de ações diversas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ONG O Amor é a Resposta, que fica no bairro Ilhotas, próximo ao Ceir, é um exemplo de como a boa vontade pode falar mais alto. Em um só espaço, mais de 250 crianças são atendidas por semana, além dos adultos que também participam de ações diversas. Com a ajuda do governo e da comunidade, a psicóloga Rita de Cássia oferece as mais diversas modalidades esportivas e culturais.

Crédito: Lucrécio Arrais

O prédio oferece aulas de judô, balé, skate, futsal, handebol, pré-técnico para ingressar no Instituto Federal do Piauí (Ifpi), inglês, espanhol, cinema na rua, além de uma sopa para a comunidade, com uma roda de conversa sobre cidadania. O espaço também oferece psicoterapia, acupuntura auricular e acolhimento de pessoas em situação de rua.

Para se manter, a organização conta com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc), que cedeu o prédio, além de recursos do Fundo da Criança e do Adolescente e da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas). O Rotary Club Teresina Piçarra também atuou de forma importante, realizando trabalhos e montando um brechó comunitário para o autofinanciamento da instituição.

Crédito: Lucrécio Arrais

Para Rita de Cássia, o amor é mesmo a resposta. “Aqui não tem burocracia para nada. Para que precisamos de burocracia para oferecer um banho a alguém que precisa? Um lanche? Temos porta aberta. A gente acolhe primeiro. As pessoas estão abandonadas, ninguém quer saber de ninguém. Antes queriam saber pelo menos da família, hoje nem isso. Aqui a gente é um apoio”, revela a coordenadora.

“As pessoas abrem a boca, falam suas histórias e você fica bobo. Não precisa pedir identidade. Nós percebemos a dificuldade neste mundo. Até a gente que tem trabalho, recebe mentalmente, somos maltratados no comércio. Avalie uma pessoa em situação de rua. Elas precisam de um ouvido de coração aberto”, acrescenta.

Crédito: Divulgação

O trabalho com as crianças é um trabalho de busca ativa. “Não tem nada no Ilhotas. Nada para o lazer das crianças. Então, desde 2009 buscamos oferecer esse tipo de lazer. Inclusive tem crianças e adolescentes conosco, desde essa época, e duvido que eles vão usar drogas. Primeiro foi o futsal, e agora o skate, que é irado. Eles adoram”, aponta Rita de Cássia.

As aulas de skate são as mais disputadas. “Tem criança aqui que nunca tinha ido ao Centro. A gente socializa, leva eles, inclui. Levamos eles na Ponte Estaiada, fazemos passeios. É interessante como as crianças em maior vulnerabilidade se encontram no skate”, finaliza Rita de Cássia.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES