“Abraço Teresina”:Projeto usa lendas para “ativar” a memória de idosos

O projeto é um sucesso e trabalha a memória visual, olfativa, gustativa e de linguagem desde 2016. O resultado já rende bons frutos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Histórias que valem a pena ser contadas e que fazem o imaginário da população são uma boa desculpa para manter a memória acesa. Essa é a premissa do projeto Memória Ativa: Idoso Contador de Estória, Lenda e outros Causos, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde Poty Velho com um grupo de pessoas da chamada “melhor idade”.

Crédito: Lucrécio Arrais

O projeto é um sucesso coordenado pela enfermeira Nancy Loiola, que trabalha a memória visual, olfativa, gustativa e de linguagem desde 2016. Ela permite que os idosos possam manter uma boa cognição a partir de histórias que elas conhecem bem. “O projeto começou na UBS em 2016. Nós participamos de um congresso e voltamos estimulados a cuidar da mente dos idosos.  Cuidar do corpo já é bem projetado, tem academia em toda parte e todo mundo faz caminhada pelas avenidas. Mas é preciso a malhar o cérebro também, com vários exercícios”, explica Nancy Loiola.

Crédito: Lucrécio Arrais

O projeto trabalha todas as memórias. “A memória tátil, passando um algodão ou algo áspero para que possam definir qual o objeto. Memória olfativa, vendando os olhos e colando limão ou café. Memória visual, de linguagem, provérbios, palavras-cruzadas, música. São várias ferramentas”, acrescenta a enfermeira.

As lendas são um plus a mais no acolhimento dos idosos. Na verdade, as lendas de Teresina são um rico acervo de memórias. E o bairro Poti Velho é uma raíz das principais lendas da cidade. “O bairro Poti Velho é mais antigo que Teresina. Então temos algumas lendas originárias daqui, como o Cabeça de Cuia e a Porca do Dente de Ouro. Essas são daqui, do bairro. Reunimos elas e perguntamos quem sabia as lendas. A surpresa foi saber que as histórias que elas sabiam era diferente das que estão nos livros. Algumas, inclusive, não entenderam porque o monumento no Encontro dos Rios está com um osso corredor, e não um peixe camurupim”, conta Nancy Loiola.

Crédito: Lucrécio Arrais

O resultado do projeto já rende bons frutos. “Nós gravamos o vídeo com elas contando a história, confeccionamos um folder, camisetas e no dia 24 de março fomos ao Encontro dos Rios contar para os turistas. Conseguimos resgatar até a música do Cabeça de Cuia, forçando a cabeça deles. Alguns pesquisadores vieram para cá e estamos com a promessa de gravar o CD com a música e jogar na internet, para que não se perca. Além de um livro e um webdocumentário também”, completa a enfermeira. 

Crédito: Lucrécio Arrais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES