Abrasel Piauí proporciona experiência gastronômica para crianças

Foi pensando nelas que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou o projeto de responsabilidade social chamado “Semana da Criança”.

Lanche | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter acesso a lazer e conhecer novos sabores são atividades essenciais e que marcam a infância, já que normalmente representam diversão e aprendizado. Algumas crianças, no entanto, não conseguem aproveitar esse tipo de socialização devido à condição econômica.

Foi pensando nelas que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou o projeto de responsabilidade social chamado “Semana da Criança”. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social e integração de crianças carentes entre restaurantes e lanchonetes do país através de refeições e atividades recreativas.

Criança saboreia lanche servido durante ação da Abrasel. (Foto: Raíssa Morais)

Este ano, a Abrasel seccional do Piauí selecionou 32 restaurantes e lanchonetes das cidades de Altos e Teresina para promoção de experiências gastronômicas, entre os dias 3 e 14 de outubro. Cerca de mil crianças de escolas municipais, instituições filantrópicas e de comunidades de baixa renda foram contempladas com um dia divertido e repleto de sabores.

Alunos durante brincadeira na Semana da Criança. (Foto: Raíssa Morais)

Na última quarta-feira (5), um restaurante situado na zona Norte de Teresina participou pela terceira vez da ação de solidariedade. Às margens do rio Poti, pais, crianças e professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peixe Vivo aproveitaram um dia relaxante com brincadeiras e boa gastronomia.

Leia Mais

Alunos também puderam brincar no pula-pula. (Foto: Raíssa Morais)

O restaurante preparou sanduíches, guloseimas e acionou uma equipe de animadores de festa infantil para proporcionar um dia agradável e aconchegante aos pequenos visitantes.

Bricadeiras agradaram bastante na ação voltada para crianças. (Foto: Raíssa Morais)

 Jaqueline da Silva, moradora do bairro Poti Velho, entrou no restaurante pela primeira vez com o filho. A dona de casa de 21 anos aprovou a experiência e agradeceu o convite feito pela escola.

 “Mesmo morando perto, a minha família não tem o costume de sair para restaurantes. Meu filho ficou muito feliz e deu para aproveitar da forma que a gente gosta”, contou.

Ação alimenta sonhos de muitas crianças

Rafael Nascimento, conselheiro da Abrasel no Piauí, afirma que a ação da entidade alimenta sonhos de crianças que, por razões financeiras, não têm a oportunidade de apreciar momentos de lazer. “Estamos promovendo essa ação desde 2019 e só aumenta o número de crianças para participar do projeto. Parece algo simples, mas representa muito para os donos de estabelecimentos e para as crianças que não têm acesso a esse tipo de entretenimento”, falou.

Lanches foram servidos para os alunos beneficiados na ação da Abrasel. (Foto: Raíssa Morais)

Ao longo de meio século de história em Teresina, além de receitas, o restaurante que participou do projeto também acumula projetos sociais em apoio à comunidade vulnerável. Nivaldo Robert Silva Filho, proprietário do restaurante, frisa que ações fazem parte do pilar principal do estabelecimento, o bom relacionamento com a comunidade.

“Já fui criança e lembro que não tive essa oportunidade. Dar apoio, fazer parte e pensar nas crianças, especialmente da zona Norte, faz parte da nossa história e nós deixa muito felizes. Preparamos um banquete com as comidas preferidas das crianças para homenageá-las”, disse.

Todas as crianças tiveram oportunidade de lanchar e brincar. (Foto: Raíssa Morais)

Para a diretora do CMEI Peixe Vivo, Cilene Vale, acrescenta que a ação da Abrasel é importante para criar experiências positivas e elevar a autoestima das crianças. A partir de atividades recreativas, são criadas lembranças afetivas e cheias de significado. “É algo único para eles, é um momento de pura emoção. A criança gosta de novidades, de brincar, de experimentar novos sabores. A parceria com a Abrasel é um presente para todos nós”, falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES