Abrigo São Lucas é moradia para idosos há 33 anos em Teresina

Situado no bairro Vale Quem Tem, na zona Leste de Teresina, o espaço amplo e arborizado atualmente é a casa de 55 idosos

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente o Brasil enfrenta uma transição demográfica acelerada. O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros aponta que em 2030 o número de pessoas com mais de 60 anos no país irá ultrapassar o total de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos.

Em meio a essas mudanças, é importante reforçar o alto valor do amparo prestado por instituições a essa parcela da população que, muitas vezes, é esquecida.

Abrigo São Lucas oferece moradia a idosos em Teresina (Foto: Raissa Morais)Historicamente, persiste um preconceito em relação às casas de repouso para idosos, pois, para muitos, elas representam um lugar de exclusão social, dominação e isolamento. Porém, há instituições que oferecem um serviço focado no pleno cuidado e dedicação à vida dos mais longevos.

O Abrigo São Lucas é um exemplo disso. Com 33 anos de existência e situado no bairro Vale Quem Tem, na zona Leste de Teresina, o espaço atualmente é a casa de 55 idosos.  O local é tranquilo, amplo e repleto de árvores.

A responsável por começar essa história foi Regina Lúcia Costa. Ela chamou atenção dos piauienses ao adotar oito idosos em situação de rua. A sua bondade e força de vontade fez dela referência no acolhimento de homens e mulheres vulneráveis.

Profissionais que atuam no Abrigo São Lucas realizam atividades com idosos (Foto: Raissa Morais)Em 2010, enquanto coordenadora do abrigo, Regina faleceu após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com o trágico acontecimento, a missão de lutar em defesa da dignidade e qualidade de vida dos anciãos caiu sobre o colo de sua filha, Liliane Costa, que imediatamente abraçou a causa.

Hoje, a casa fornece moradia e o apoio por meio de uma equipe capacitada e multidisciplinar que cuida da saúde mental e física dos hóspedes. Liliane, diretora do Abrigo São Lucas, relata quem são as pessoas acolhidas. "São moradores de rua, pessoas que têm vínculo familiar fragilizado ou rompido, homens e mulheres que eram cuidados por algum vizinho ou não tiveram oportunidades de conseguir um emprego e construir uma família", conta.

Pandemia de Covid-19 tem sido desafio

Liliane tem uma extensa lista de histórias para compartilhar. Muitas são marcadas por momentos de dor, medo, dúvidas e também de alegrias. Mas mesmo com 33 anos de portas abertas, ela destaca o maior e pior desafio enfrentado pelo Abrigo: a pandemia da Covid-19.

"O ano de 2020 para 2021 foi muito difícil. Durante os 33 anos de instituição nunca vivemos algo assim e ainda está sendo difícil. A falta de doações, o distanciamento, a ausência das pessoas, a incerteza e o medo", disse.

Profissionais que atuam no Abrigo São Lucas realizam atividades com idosos (Foto: Raissa Morais)

Em um espaço com idosos, foram ainda mais rígidas as medidas de isolamento. A suspensão das visitas provocou o bloqueio dos abraços, de um afeto comum que chegava na presença de familiares ou de voluntários.

Além disso, enquanto as despesas com alimentação e higiene aumentavam, as doações caíam. "Muitas pessoas deixaram de doar porque não tinham como ajudar. Além das doações, a gente sobrevive com 70% do benefício da aposentadoria dos idosos, 30% para custeio com os idosos", relata Liliane.

Vínculos são mantidos por videochamadas

Os hábitos rigorosos ajudaram a garantir a saúde dos hóspedes do Abrigo São Lucas durante a pandemia. Foram quatro idosos diagnosticados com o coronavírus e todos foram curados. Agora a imensa família enfrenta o período pandêmico sem visitas, mas o vínculo com familiares e voluntários foi mantido. A diretoria da instituição disponibilizou um número para que as pessoas realizassem videochamadas e ligações.

Abrigo São Lucas oferece moradia a idosos em Teresina (Foto: Raissa Morais)

Nielzi Sousa integra a grande família do abrigo. "É minha casa. Acho que posso chamar de minha casa, já são muitos anos aqui, uns cinco. Gosto da minha casa e também gosto de ajudar as pessoas", explica a idosa.

PIX SOLIDÁRIO

Para fazer doação à instituição, foi disponibilizado a chave do PIX CNPJ | 00329756000189 e a conta corrente do Banco do Brasil 27425-6 | Agência 3507-6. Para demais informações, o número disponibilizado é (86) 99966-0016 (tel/whatsapp).

Esta matéria faz parte de uma iniciativa do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC) em parceria com instituições sociais para apoiar a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outros grupos que foram impactados pela pandemia da Covid-19. A ação compartilha histórias com objetivo de transformar vidas e arrecadar recursos financeiros para compra de alimentos e demais materiais solicitados pelas entidades participantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES