Ação inovadora põe mergulhadores para fazer limpeza dos reservatórios

A técnica de limpeza mais comum entre as empresas de distribuição de água consiste no desligamento e esvaziamento do conteúdo presente no reservatório.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A limpeza dos reservatórios de água que abastecem a população é fundamental para as vistorias de regularização, para evitar a proliferação de sujeiras, entupimento e prevenir os problemas que colocam em risco a saúde de quem consome a água. A técnica de limpeza mais comum entre as empresas de distribuição de água consiste no desligamento e esvaziamento do conteúdo presente no reservatório. 

Por norma, todos os depósitos precisam ser limpos a cada seis meses, para que as irregularidades, que podem comprometer a qualidade da água ofertada, sejam diminuídas. Foi nessa perspectiva que, pela primeira vez,     no Maranhão, a cidade de Timon contou com uma equipe de mergulhadores para realizar a limpeza de um dos reservatórios que encaminham parte da água para outras centrais da Águas de Timon.  A ação inovadora foi realizada em um reservatório com a capacidade de 500 metros cúbicos de água.

Crédito: José Alves Filho

O trabalho foi feito com equipamentos apropriados para mergulho e roupas esterilizadas e seladas. O material utilizado consiste em placas e um objeto de sucção. 

Tadeu Bezerra Júnior, coordenador de Operações da Águas de Timon, comenta sobre implementação desse novo procedimento “Com esse método utilizado agora, não precisamos interromper a distribuição de água.    Ele é feito com o sistema totalmente em carga e não afeta a questão da qualidade da água, e muito menos o abastecimento”, disse. 

Antes, para que essa ação fosse feita, a população ficava por determinado tempo sem abastecimento. Depois da limpeza, o reservatório era ligado e retornava o procedimento de distribuição. Esse método não causa transtorno e a eficiência é bastante elevada. 

Crédito: José Alves Filho

Marco Antônio, Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Timon (AGERT), enfatizou a importância da limpeza. 

“Por norma, todo reservatório precisa ser limpo a cada seis meses, para garantir a qualidade do abastecimento da população. Isso é importante, pois vai diminuir os transtornos para quem não tem caixa d’água em casa e a população nem sabe que o reservatório está sendo limpo”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES