Achadas ferramentas usadas na construção de Brasília

Os objetos achados devem compor uma arqueologia da história de Brasília e foram encontrados no teto da Câmara dos Deputados

Ferramentas devem ter sido usadas por candangos na construção de Brasília | Will Shutter / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma descoberta acidental revelou registros importantes da época da  construção de Brasília. Quem achou os objetos inusitados foram trabalhadores que estavam desenvolvendo a impermeabilização da laje do Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Os objetos achados devem compor uma arqueologia da história de Brasília. A informação é do Diretor de Arquitetura da Câmara, Fábio Chamon. "Quando a gente rompeu a laje inferior, a gente encontrou ferramentas antigas que muito provavelmente são ferramentas originais da construção do Palácio do Congresso", revela.

A restauradora Mariana Onofri diz que também foi encontrado ao lado das ferramentas, a pegada de um candango. "Nossa, foi emocionante! Estar no mesmo lugar que estava uma pessoa que construiu Brasília."

Fábio Chamon acredita que dentro da estrutura do Congresso pode haver outros elementos da construção ainda não descobertos.

 "É interessante notar que a construção se deu de uma forma muito rápida, por causa do cronograma desejado por JK. Então, alguns elementos ficaram pra trás e certamente entraram nessa espécie de cápsula do tempo." Ferramentas e luva provavelmente foram deixadas por operários que construíram o prédio.

Objetos encontrados devem ter sido usados na construção de Brasília/Will Shutter  Câmara dos Deputados

Mensagens

dez anos, outra descoberta já registrava o ímpeto que inspirava os trabalhadores que ajudaram a construir Brasília e o desejo de que aquela obra representasse um futuro melhor para o País: quatro poesias inscritas em uma parede no subsolo.

Maurício da Silva Matta descreve a emoção da descoberta. "Descemos lá e havia quatro poesias. Uma delas me chamou muito a atenção. Foi feita por um operário chamado José Silva Guerra. Esse camarada escreveu, provavelmente na hora do almoço, porque nós encontramos ali um tubo de pasta de dente, uma marmita, algumas ferramentas ainda. Ele se sentou ali e escreveu o seguinte na parede com lápis de pedreiro: “Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos. E que a lei se cumpra!”. (Fonte:Agência Câmara de Notícias)

Técnicos recolheram os objetos/Will Shutter / Câmara dos Deputados



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES