Acidente de moto e mal súbito são os principais atendimentos no HUT

Em 2019 o mal súbito ficou em primeiro lugar dentre os principais motivos de atendimento no HUT. Foram 11.174 atendimentos, o que corresponde a 19% do atendimento geral do Hospital nesse mesmo período.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“O mal súbito não é uma doença, mas um sintoma que aparece repentinamente e que pode ser causado por diversos fatores”, explica o Dr. Péricles Cerqueira, diretor técnico do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).  “A pessoa pode perder a consciência e necessitar com urgência de atendimento médico. Um mal-estar repentino, sem causa aparente, é classificado como mal súbito. Após a realização dos exames e do fechamento do diagnóstico é possível dar um direcionamento para o tratamento do paciente”, esclareceu.

Em 2019 o mal súbito ficou em primeiro lugar dentre os principais motivos de atendimento no HUT. Foram 11.174 atendimentos, o que corresponde a 19% do atendimento geral do Hospital nesse mesmo período. Em segundo lugar veio o acidente com motocicleta, com 9.074 atendimentos, 16% do atendimento geral. O terceiro motivo foi corpo estranho no olho, com 4.756 atendimentos, o que correspondeu a 8% do atendimento geral.

Meio Norte

Dentre esses principais motivos, o acidente com motocicleta chama atenção, pois geralmente são pacientes muito graves que necessitam de um atendimento com um maior número de especialistas envolvidos. De acordo com Dr. Péricles, o HUT possui uma equipe especializada no atendimento de pacientes vítimas de trauma 24 horas por dia.

“Temos equipes especializadas no trauma para atender essa demanda com mais segurança e qualidade. Esses profissionais são preparados para receber esse tipo de paciente e dar agilidade ao atendimento. O tempo nesse tipo de atendimento é crucial para o sucesso da assistência. Além dos profissionais, temos equipamentos que fazem toda a diferença na hora de fechar o diagnóstico”, comentou Dr. Péricles.

Reprodução

Corpo estranho no olho também chamou atenção pela quantidade de atendimentos realizados. O oftalmologista Igor Marcelos disse que as principais demandas atendidas no setor são relacionadas a acidentes de trabalho. “São pessoas que não utilizam equipamento de proteção adequada e apresentam corpo estranho no olho, geralmente metálico. Outras demandas que aparecem bastante são acidentes de moto, com pessoas que não usam capacete e sofrem traumas na região ocular”, afirma.

Já os casos cirúrgicos mais frequentes são relacionados à laceração de córnea. “A córnea é a primeira camada do olho, por isso é muito comum essa camada ser atingida por traumas. O procedimento envolve a reconstrução das estruturas por sutura para evitar que o olho fique aberto, perca conteúdo intraocular ou mesmo sofra uma infecção”, explica o médico.

Para estes casos que necessitam de cirurgia, o HUT possui no seu centro cirúrgico uma sala equipada com um microscópio óptico adequado para atender esse tipo de demanda, especialmente de trauma ocular. O hospital conta com equipamentos modernos e que permitem a realização de procedimentos de alta precisão.

Somente em 2019 foram 6.509 atendimentos de vítimas de queda, um aumento de 2,2%, se comparado com 2018. O HUT realiza por mês uma média de 5 mil atendimentos e 1.200 cirurgias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES