Ações do Cerest em 2007 melhoram vida de trabalhadores

Ações do Cerest em 2007 melhoram vida de trabalhadores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A?es realizadas pelo Centro de Refer?ncia em Sa?de do Trabalhador (Cerest) proporcionaram melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores em 2007. O ?rg?o divulgou nessa ter?a-feira, 4, balan?o parcial do trabalho desenvolvido durante o ano.

Segundo informa?es de Cristiane Miranda, t?cnica do Cerest, as a?es de 2007 foram direcionadas ? promo??o e melhoria da sa?de do trabalhador. Uma das a?es foi capacita??o para aten??o integral ? sa?de de crian?as e adolescentes economicamente ativos. ?Tivemos a participa??o de 350 trabalhadores da ?rea da sa?de e assist?ncia social, com o objetivo de capacitar profissionais de sa?de na notifica??o do trabalho infantil?, disse ela, acrescentando que o esfor?o contribuiu para tra?ar o perfil da sa?de dessas crian?as e adolescentes. ?Nosso objetivo foi proporcionar desenvolvimento de pol?ticas de sa?de que contribuam para a erradica??o do trabalho infantil e a prote??o do trabalho adolescente?, afirmou.

O Cerest tamb?m capacitou trabalhadores em aten??o b?sica, com a participa??o de 120 profissionais da ?rea. O objetivo foi formar profissionais para que possam realizar atividades de promo??o da sa?de, notifica??o e presta??o de atendimento e acompanhamento adequados aos trabalhadores que s?o v?timas de agravos relacionados ao trabalho.

Cristiane Miranda acrescentou que o ?rg?o ministrou cursos de capacita??o para as Comiss?es Internas de Preven??o de Acidentes (CIPAs) nos hospitais p?blicos. ?Nosso objetivo foi instrumentalizar cada comiss?o na observa??o e relato das condi?es de risco nos ambientes de trabalho?, disse. ?Os participantes aprenderam a solicitar medidas para reduzir e at? eliminar os riscos existentes e at? para neutralizar tais riscos, discutindo os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientando os demais trabalhadores quanto ? preven??o de acidentes?, descreveu.

Pesquisa no setor de Transporte, da Secretaria de Sa?de do Estado (Sesapi), levantou problemas e interviu em h?bitos alimentares e de condicionamento f?sico desses trabalhadores no que se refere a agravos como hipertens?o arterial, diabetes e obesidade, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES