Acusada de envenenar cachorros é presa pela Polícia Civil em Teresina

A Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços e apreendeu o veneno, que é proibido no Brasil.

cão | Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso de envenenamento de um cachorro de uma protetora de animais em Teresina causou revolta nos últimos dias nas redes sociais entre os internautas. A estudante de medicina veterinária, Thanandra Sarapatinhas, teve um de seus animais, uma cadela chamada de 'Chica', morta por veneno. Uma mulher, identificada apenas por “Creusa”, seria a responsável pelo crime e acabou presa nesta sexta-feira (21) e está sendo encaminhada à Central de Flagrantes de Teresina, segundo a protetora. Outros dois animais foram mortos da mesma maneira. O caso ganhou repercussão nacional.

Em suas redes sociais, ela explicou que foi encontrado veneno na casa da acusada. A Polícia Civil do Piauí cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços e apreendeu o material, que é proibido no Brasil. As buscas foram realizadas na zona sudeste de Teresina e na zona rural, após a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente ter representado ao Poder Judiciário durante investigação de crime de maus tratos a animais.

“Encontraram o veneno. Não estou ficando doida, para quem estava achando que eu tava querendo mídia essas coisas. Enfim gente, eu estou muito feliz. Ela está sendo presa. Não sei nem o que falar”, disse em um vídeo publicado em sua conta no Instagram. Muitos seguidores que acompanharam o caso comentaram no post dando apoio à Thanandra e agradecendo que a justiça está sendo feita pelo crime bárbaro contra seus animais. 

Assista: 

Existem leis para punir este tipo de comportamento. O artigo 32 da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê a detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar qualquer tipo de animal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também possui um serviço para a população e os profissionais de saúde para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações.

"Cães foram envenenados e a tutora representou criminalmente. Nós já havíamos feito autuações anteriores e, na última quarta-feira, mais um animal foi supostamente envenenado. Ontem os mandados de   busca foram expedidos e na tarde de hoje (21) cumprimos com  o apoio da Perícia Criminal, da Gerência de Polícia Especializada, da Core (Greco) e Ascom" , explica a delegada Titular da DPMA, Edenilza Viana.

Delegada Edenilza Viana (Divulgação)

A proprietária da residência e acusada do crime foi autuada em flagrante na Lei de Crimes Ambientais e o procedimento será encaminhado para a Justiça. "Nós da DPMA sempre damos resposta aos crimes que investigamos e seguimos cumprindo nosso papel constitucional, como manda a Lei. Quero parabenizar todos da DPMA, os investigadores mesmo nessa crise da Pandemia continuaram com o trabalho incessantemente", explica a delegada. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES