Acusado de matar Dorothy Stang é condenado a 27 anos de prisão

Acusado de matar Dorothy Stang é condenado a 27 anos de prisão

Acusado de matar Dorothy Stang é condenado a 27 anos de prisão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rayfran das Neves Sales, 31, foi condenado ontem, por unanimidade, a 27 anos de pris?o pela morte da mission?ria Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, em Anapu (PA). Ao ser interrogado, Rayfran disse ter matado a freira a tiros, mas negou que tivesse sido contratado por fazendeiros para assassina-la.

Segundo Rayfran, ele matou a mission?ria pois foi amea?ado por ela quando ia plantar capim no lote 55, em Anapu. A ?rea era reivindicada pela freira para a cria??o de um projeto de assentamento rural.

Para o Minist?rio P?blico Estadual, a morte de Stang foi encomendada por R$ 50 mil. A defesa de Rayfran alegou que ele cometeu o crime pois estava em estado de amea?a intensa.

O julgamento de ontem, em Bel?m (PA), foi o segundo de Rayfran. Ele j? havia sido julgado pela morte de Stang em dezembro de 2005 e condenado a 27 anos de reclus?o. Como a pena excedeu 20 anos, ele teve direito a um segundo julgamento.

Ontem, Clodoaldo Batista, que estava com Rayfran no momento do crime e j? foi condenado a pena de 17 ano por co-autoria, foi ouvido como testemunha de defesa. Ele confirmou a vers?o de Rayfran de que a morte da missionaria n?o fora encomendada.

O fazendeiro Vitalmiro Moura, apontado como um dos mandante do crime, foi julgado em maio deste ano e condenado a 30 anos de pris?o. Ele aguarda um novo julgamento. Regivaldo Galv?o, tamb?m acusado de ser um dos mandantes, ainda n?o foi julgado. Moura e Galv?o negam as acusa?es.

Tamb?m j? foi julgado pelo assassinato Amair Cunha, condenado a 18 anos de pris?o em abril de 2006 pela acusa??o de ter intermediado o crime.

Dorothy Stang foi morta aos 73 anos com seis tiros quando se dirigia a uma reuni?o com agricultores no interior de Anapu. Ela era americana naturalizada brasileira e atuava havia 40 anos na organiza??o de trabalhadores no Par?.

Ontem pela manh?, cerca de 150 pessoas, a maioria ligada a movimentos sociais, se concentraram em frente ao pr?dio do j?ri para pedir a condena??o de Rayfran. ? tarde, a manifesta??o se dispersou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES