Adapi apreende 14 litros de herbicidas durante fiscalização

Fiscalização é realizada de forma contínua por fiscais da Adapi.

Produtos apreendidos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) realizou fiscalização nesta quinta-feira, 28, em Teresina, nos estabelecimentos que comercializam agrotóxicos e apreendeu 14 litros entre herbicidas e regulador de crescimento.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Melo Segundo, fiscal e que atua no setor de educação sanitária da Adapi, as fiscalizações são realizadas com regularidade. "Fizemos uma ação de rotina em estabelecimentos não registrados para o comércio de agrotóxicos", disse, enfatizando que foram apreendidos produtos com datas de validade vencida e revendas sem o registro para a comercialização de agrotóxicos.

Fiscais da Adapi vistoriam estabelecimentos (Divulgação)

A fiscalização, de acordo com Paulo Melo, assegura o comércio seguro e dentro da lei de produtos perigosos, bem como a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos que geralmente são reutilizadas para guardar milho ou feijão ou até mesmo como garrafa de água ou são descartadas na natureza, contaminando o lençol freático, rios, peixes quando não são queimadas formando uma nuvem tóxica.

Como resultado da fiscalização foram lavrados termos de apreensão e autos de infração que, após o devido processo administrativo, poderão ser convertidos em multas.

Fiscalização em estalecimentos comerciais (Divulgação)

Segundo Paulo Melo, os tipos de fiscalizações realizadas pela Adapi e as infrações mais comuns estão a fiscalização do registro, do uso, da venda, do trânsito interestadual e da devolução das embalagens vazias. "As infrações mais comuns são comércio e uso de agrotóxicos vencidos, falta do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), revenda sem registro para comercialização", diz.

O engenheiro agrônomo informa que a ADAPI segue um calendário de fiscalização. "Além docronograma, temos ações realizadas a partir de denúncias", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES