Adapi intensifica ações no Piauí e planeja concurso público para 2023

Presidente da Adapi solicitou concurso para diversas áreas.

Alexsandra Carvalho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criada há 17 anos, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) é o órgão executor no estado das ações de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal e classificação de produtos de origem vegetal.

Sob a direção da médica veterinária Alexsandra Carvalho, fiscal Estadual Agropecuária, a Adapi conta atualmente com 422 servidores efetivos e neste quadro estão 87 médicos-veterinários, 48 engenheiros agrônomos, 46 agentes técnicos e 241 técnicos de fiscalização agrícola. "Trabalhamos com a hipótese de realização de concurso em 2023", diz a diretora, esclarecendo que o pedido para realização do concurso foi feito o ano passado e está no orçamento.

O concurso deve abrir vagas para médicos veterinários, engenheiros agronômos e técnicos em agropecuária. "Nosso último concurso foi em 2010 e a demanda está crescendo, com muitos servidores aposentados e desligamentos voluntários para assumir outors ocncursos. Dessa forma estamos aguardando a aturotização após análise junto aos órgãos competentes", disse a diretora.

Alexsandra Carvalho presidente da Adapi (Divulgação)

Alexsandra informa que a Adapi tem atuação em todo Piauí, com 39 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (USAVs), que atendem regionalmente de norte a sul do território piauiense. "São 138 Escritórios de Atendimento a Comunidade (EAC) distribuídos nos municípios do Estado e dez Postos de Vigilância Agropecuária, estes presentes nas regiões de divisas do Estado onde ocorrem maior fluxo do trânsito de produtos animais, vegetais e seus subprodutos", explica, declarando que a principal meta da Adapi é o reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação.

"Garantimos um índice vacinal contra febre aftosa de quase 93% de nosso rebanho, acima da meta do Mapa que é 90%; garantimos também o não surgimento de focos de peste suína clássica e a manutenção de área livre das pragas vegetais", declara.

O trabalho da agência, segundo a diretora, é garantir a sanidade e qualidade no agronegócio, através de medidas que garantam a segurança sanitária e fitossanitária tendo como principais ações prevenir, combater, controlar e erradicar doenças e pragas animais e vegetais de interesse econômico.

Atuações

"Na área animal, nossas ações garantem o Estado como área livre de febre aftosa com vacinação, que deixam portas abertas para exportação de animais e seus produtos. Garantimos a rastreabilidade de animais com emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA (documento oficial para transporte animal no Brasil que contém informações essenciais sobre a origem e destino dos animais). Com isso garantimos a segurança sanitária na realização de eventos agropecuários, exigindo na entrada de eventos a GTA, acompanhada de exames como o de tuberculose e brucelose para bovinos, Anemia Infeciosa Equina, Mormo e Influenza Equina para cavalos e atestados de sanidade de caprinos e ovinos, preservando a saúde dos animais e do publico no evento, visto que algumas doenças são zoonoses, podendo ter o risco de contaminação humana", explica.

Na área vegetal, Alexsandra diz que a Adapi atua no sentido de evitar a entrada da Sigatoka negra e Moko da bananeira (doenças que causam sérios danos a cultura da banana), pragas presentes no Brasil com risco potencial de prejuízos aos bananicultores do Piauí, dificultando a comercialização das frutas produzidas aqui para outros estados.

"Também monitoramos a ferrugem asiática da soja, doença causada por um fungo, e o Amarathus palmeri, uma planta infestante considerada quarentenária e ainda ausente no Piauí, Pragas com podem causar prejuízos econômicos aos produtores. Além do já exposto, a ADAPI fiscaliza agrotóxicos e afins (produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento, e beneficiamento de produtos agrícolas e nas pastagens, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos), realizando ações de fiscalização da comercialização à destinação final das embalagens vazias. Fiscalizando o armazenamento, recomendação, aquisição, uso e destinação das embalagens vazias dos produtos, corrigindo e disciplinando todos os envolvidos: revenda, responsável técnico e usuário. Visando, dessa forma, a saúde da população e preservação do meio ambiente", diz.

A Adapi também faz a classificação dos grãos como milho e feijão, garantindo qualidade na mesa do consumidor. "Realizamos a inspeção de abatedouros registrados e certificamos produtos de origem animal como mel, carnes, ovos, laticínios entre outros através do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) ou, em alguns casos com um selo que permite a venda em todo o Brasil, através do SISBI-POA (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária), que tem como objetivo padronizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal de forma a garantir a inocuidade dos alimentos", diz, enfatizando que futuramente a agência realizará a inspeção de produtos e subprodutos de origem vegetal com a lei já publicada. "Estamos montando nossa equipe e concluindo o decreto de regulamentação para publicação", informa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES