ADAPI prorroga prazo para certificação de rebano bovino

O prazo foi estendido até o dia 15 de janeiro de 2019

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Programa 70 Minutos desta quiinta-feira (20), apresentado pelas jornalistas Shirley Evangelista e Eli Lopes, foi veiculada uma matéria infomando que foi prorrogada para o dia 10 de janeiro de 2019, o prazo para a certificação de rebanho bovino, no Piauí, vacinado contra a febre aftosa, na última etapa. De acordo com a Agência de Defesa Animal Agropecuária do Piauí (ADAPI), o prazo foi estendido, para que os criadores possam certificar o rebanho e atualizar as informações junto ao órgão.

"Esse prazo inicial expirou dia 15 de dezembro, conforme determina a Legislação Estadual de Defesa Sanitária Animal. Mas por conta do desabastecimento no estado do Piauí e também em outros estados da Federação, do estoque de doses de vacina de cinco ml, para imunizar os animais"

De acordo com a ADAPI, um dos motivos para alongar o prazo foi por conta da alteração da quantidade de ml da vacina.

"Foram retirados três sorotipos, que são: "A" ,"O" e "C", retirou o "C" e vão ficar só "A" e "O". E a saponina que é uma adjuvante que existe nessa vacina, também será retirada, para evitar reação vacinal e aqueles abcessos que se formam. Então, com a retirada da saponina e de um sorotipo "C", vai haver uma redução na dose da vacina, administrada nos animais, que passa a ser, a partir da primeira etapa de 2019, de dois ml. Como essa vacina, na próxima etapa, vai ser de dois ml, e a de dois ml não será usada", disse o gerente de Defesa Animal, da ADAPI, Idílio Moura. Segundo ele, esse foi o motivo pelo qual os revendedores e as distribuidoras tiveram um grande receio em adquirir uma grande quantidade dessas vacinas, e ter prejuízos, por conta da não utilização dos remanescentes para a próxima etapa

Os criadores que ainda não realizaram o procedimento, devem se dirigir ao escritório da ADAPI, portando: nota fiscal da vacina, documentos pessoais e informações sobre os animais, de zero a 24 meses.

De acordo com Idílio Moura, o Piauí vinha obtendo índices vacinais superior à meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura e pela ADAPI, que é de 90 por cento. E este ano, até a data limite, dia 15 de dezembro, os produtores não chegaram a atingir esse índice.

"Por isso fazemos o chamamento aos produtores que não compareceram à ADAPI,para fazer a declaração, para que possamos ultrapassar a meta de 90% de vacinação, e com isso, o Piauí se tornar livre de febre aftosa, em 2020", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES