Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Adapi toma medidas para erradicar peste suína em Lagoa do Piauí

Neste domingo quatro equipes da Adapi serão deslocadas para fazer todos os trâmites recomendados para eliminar o foco

Compartilhe
Google Whatsapp

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado Piauí, através do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas (GEASE), confirmou o primeiro caso de Peste Suína Clássica (PSC) no Piauí. O caso foi diagnósticado no município de Lagoa do Piauí.

Segundo o veterinário e fiscal agropecuário, Idílio Moura, gerente de defesa sanitária animal da ADAPI, o governo está tomando todas as medidas necessárias para erradicar o foco da peste suína. "Estivemos reunidos toda a manhã de sábado (6) na Superintendência Federal da Agricultura para traçar todas as ações e estratégias para debelar o foco. "As medidas incluem interdição da propriedade, controle do trânsito de animais, investigação epidemiológica nas propriedades circunvizinhas, sacrifício sanitários de todos os suínos do foco", diz, enfatizando que a doença é transmitida por um vírus altamente contagioso.

"Vale ressaltar que o vírus afeta somente suínos e javalis e não atinge o ser humano. Não é zoonose, portanto, não há qualquer problema para o consumo da carne suína", explica o veterinário.

Segundo Idílo Moura, o prejuízo é econômico por conta do trânsito de animais, pois não pode ser comercializado suíno do Piauí para outros estados. "Há embargos econômicos, restrições de movimentação de suíno dentro e fora do estado", diz, esclarecendo que neste domingo, 6, quatro equipes de veterinários irão até o município para efetuar o sacrifício e desinfecção das instalações e veículos das propriedades e fazer a erradicação do foco. "Será um processo contínuo que durará cerca de 30 dias ou mais, até ter a certeza de que o vírus foi erradicado", esclarece.

Idílio esclarece que os animais acometidos com peste suína apresentam os sintomas de febre alta, mortalidade elevada principalmente entre suínos jovens, manchas avermelhadas no corpo, conjuntivite, diarreia, paralisia dos membros. "Volto a enfatizar que esse vírus não atinge o corpo humano", diz.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×