ADH executa programa de habitação em comunidades quilombolas

O Moradia Para Todos é financiado pelo governo do Piauí e as famílias contempladas não podem ter sido beneficiadas por nenhum outro programa habitacional.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) executa o Programa Moradia Para Todos, cujo projeto piloto é voltado para as comunidades quilombolas. A finalidade é proporcionar, às famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza residentes no Piauí, meios para melhorias ou construção de unidades habitacionais, conforme a Lei estadual nº 7.953, de outubro de 2021.

O Programa é financiado pelo Governo do Estado e as famílias contempladas não podem ter sido beneficiadas por nenhum outro programa habitacional, crédito para melhorias habitacionais ou construção de casas. O  “Moradia Para Todos” preconiza que pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefe de família e beneficiários de programa de segurança alimentar ou de transferência de renda, tenham prioridade no acesso ao Programa.

Casa no Quilombo Mimbó (Foto: assessoria)

A comunidade Marinheiro, no município de Piripiri, foi selecionada para ser a primeira experiência.  As obras já foram concluídas e o trabalho segue nas localidades Vaquejador e Sussuarana, no mesmo município.

A ADH trabalha ainda nas comunidades quilombolas dos municípios de Campo Largo (Vila São João) e Matias Olímpio (Buritizinho), São João da Varjota e Amarante e com as comunidades Periperi e Mimbó. O Programa contempla 21 municípios, sendo 284 melhorias e 73 construções de casas.

A governadora do Piauí, Regina Sousa, tem incentivado a produção de moradias, especialmente para as comunidades quilombolas. Segundo ela, o Piauí está sendo pioneiro em conceder esse crédito financeiro individual para a melhoria e construção de moradia.

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, afirma que o programa fortalece a economia dos municípios proporcionando oportunidades para pedreiro, eletricista, comerciantes, gerando emprego e renda para a região. Os técnicos da ADH-PI fornecem planilhas  sobre aquisição e quantidade/qualidade do material empregado, contratação de mão de obra, condições de pagamento, dentre outras.

Quilombo Mimbó é destaque

Para atingir os objetivos estabelecidos pelo Programa, as comunidades quilombolas estão sendo assistidas pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), que fez uma busca ativa das famílias que não tinham moradia ou viviam em situação precária de habitabilidade, desenvolvendo programas de incentivo à cultura local e ofertando cursos de capacitação profissional. Por sua vez, a Agência de Tecnologia do Piauí (ATI) operacionalizou o Projeto Mimbó Conectado – fornecendo internet com 100% de cobertura, além da distribuição de tablets para todas as crianças acima de 5 anos.

A outra inovação foi o incentivo ao empreendedorismo feminino com a criação do artesanato “Quilombo Mimbó”, o qual as artesãs empregam elementos da cultura africana em utensílios e confeccionam peças exclusivas, feitas a partir de retalhos de tecidos. As artesãs ganharam um espaço próprio para produzir, expor e comercializar seus produtos, o local vai se chamar Casa da Cultura e a obra está em fase de conclusão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES