Adolescente morre vítima da “doença do tatu” no Piauí; 02 estão internados

A associação com o animal acontece porque o homem ao caçar os tatus, entram em contato com suas tocas, onde o solo pode estar contaminado pelo fungo.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Saúde do município de Simões, localizado a 426 km de Teresina, confirmou o óbito de um adolescente de 17 anos diagnosticado com paracoccidioidomicose, conhecida como a “doença do tatu”. A morte foi registrada no último sábado (20) no Hospital Regional Justino Luz, de Picos, onde outras duas pessoas seguem internadas com a mesma doença. 

Em entrevista ao Meionorte.com, a secretária de saúde de Simões, Isamária Carvalho, explicou que há um terceiro paciente com o diagnóstico da doença, mas que está em Teresina sob acompanhamento médico. 

“O de Teresina, como ele não estava como os outros, foi fazer primeiro a consulta e está em uma casa de apoio, indo ao médico para ser observado. Muitos casos apresentaram febre respiração dificultosa, algumas manchas na pele e tem outros sinais. Mas foi isso que eles apresentaram. A confirmação foi em Picos. Aqui já houve a suspeita porque tiver um caso há alguns anos atrás e com a história dele, os médicos já suspeitaram e pediram exames e já foram sendo transferidos para Picos, e lá confirmaram”, relatou a secretária. 

Adolescente morre vítima da 'doença do tatu' no Piauí; 02 estão internados (Foto: Reprodução)

A reportagem apurou que os pacientes internados no hospital de Picos seguem em quadro clínico estável de saúde, sendo um internado em uma enfermaria e o outro em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após apresentar falta de ar.

Em nota, a secretaria do município explicou que a associação com o animal acontece porque o homem ao caçar os tatus, entram em contato com suas tocas, onde o solo pode estar contaminado pelo fungo. “A doença não é transmitida por animais ao homem, nem é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão é sempre pela inalação dos esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco)”, esclarece o comunicado. 

A pessoa infectada pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas ou landras), comprometimento pulmonar, emagrecimento, podendo, inclusive, manifestar a forma grave, levando a morte. 

Adolescente morre vítima da 'doença do tatu' no Piauí; 02 estão internados (Foto: Divulgação)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES