Adultos de amanhã poderão precisar menos de harmonização facial

É muito mais válido investir na prevenção do que na consequência

É muito mais válido investir na prevenção do que na consequência | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vivemos um momento em que a busca pela estética tem crescido cada vez mais. Cabelo, corpo, lábios, face. Hoje, diferente de anos atrás, é possível que muitas áreas sejam alteradas por meio de procedimentos estéticos, e na odontologia não seria diferente.

Uma das áreas mais em alta na profissão atualmente é a Harmonização Orofacial, responsável por tratamentos que suavizam linhas de expressões, são capazes de levantar sobrancelhas e modificam temporariamente estruturas da face como os lábios, ângulo de mandíbula, contornos da face em um geral, dentre outros. Mas a tendência é que os adultos de amanhã já não precisem mais de tantas intervenções para que padrões de beleza sejam alcançados, pois tem se estudado e comprovado cada vez mais que, atuando no momento ideal, conseguimos direcionar o desenvolvimento da musculatura e dos ossos da face, conseguindo assim um rosto mais harmônico.

Para a cirurgiã dentista Dra Daniela Yano, o momento ideal é ainda na infância. É muito mais válido investir na prevenção do que na consequência. É claro que o envelhecimento chegará para todos, mas quando temos bases ósseas equilibradas e arcadas dentárias encaixadas corretamente, a musculatura facial fica mais harmônica e sofre menos com a ação do tempo. Uma criança respiradora bucal, por exemplo, apresenta olheiras, musculatura facial com flacidez, atresia das arcadas dentárias e, consequentemente, o mau posicionamento dos dentes, gerando problemas funcionais permanentes quando não tratadas no tempo correto. Se na infância já temos esta flacidez muscular, você consegue imaginar como isso estará potencializado na fase adulta?

Reprodução internet

Já está comprovado que o melhor momento para uma avaliação e intervenção ortodôntica ocorra por volta dos seis a sete anos de idade, quando os incisivos centrais superiores estão na fase de finalização de erupção. E isso não significa que não podemos intervir antes ou depois, cada caso deve ser avaliado e planejado individualmente.

Recentemente temos notado que a motivação e colaboração das crianças têm aumentado muito com a ortodontia digital. Pois, ela nos trouxe aparelhos removíveis, praticamente invisíveis que não interferem na fala e nem na rotina, vez que não se faz necessária a remoção dos aparelhos para brincar e nem mesmo praticar atividades físicas como acontecia com os aparelhos removíveis antigos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES