Advogados e defensores voltam a atender detentos presencialmente no Piauí

Diminuição dos casos de Covid-19 no estado permite a entrada de até quatro advogados e quatro defensores por dia.

presidio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As unidades penais que formam o sistema penitenciário do Piauí retomaram, no último dia 12 de julho, os atendimentos presenciais a detentos, que foram suspensos em março do passado, por conta da pandemia por coronavírus. Agora, com a diminuição dos casos de Covid-19 no estado, o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, assinou portaria autorizando o retorno aos atendimentos aos internos.

Por cautela, já que a pandemia ainda persiste, muito embora com menos casos, será permitido, no máximo, a entrada de quatro advogados e quatro defensores públicos por dia, nos turnos da manhã e tarde. A exceção a esta regra abrangerá os advogados/defensores que tenham audiência com seus clientes, detidos nas unidades, já marcadas pela Justiça. Esse número se junta a mais 10 atendimentos diários, feitos de maneira virtual.

Sobre os profissionais que terão o acesso às unidades, tanto a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, quanto a Defensoria Pública do Estado deverão encaminhar, para a Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), uma lista de quem terá o acesso ao presídio, bem como com os nomes dos internos que serão atendidos.

“Mesmo com a resistência de alguns profissionais, à época da suspensão das visitas, considero que tomamos uma medida acertada e, acima de tudo, responsável quando as suspendemos. A prova maior disso é que tivemos o registro de apenas um óbito de detento, por covid-19, em nossas unidades. Como hoje já há uma parte de nossa população vacinada – e a diminuição de contágio, internações e óbitos no Piauí – podemos retomar os atendimentos, mas de maneira gradual, porque a pandemia ainda inspira cuidados”, explica Carlos Edilson.

Em se mantendo a queda nos números de casos, internações e óbitos por covid-19 no Piauí, a Sejus já planeja, para muito em breve, liberar os atendimentos presenciais por advogados, de maneira ilimitada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES